Quarta, 12 de Agosto de 2020
63 9 8473 3732
Saúde Coronavírus

Porto Nacional instala quatro cabines de desinfecção no Município

A ação é mais uma estratégia de combate à Covid-19

22/07/2020 14h25 Atualizada há 3 semanas
141
Por: Redacão Fonte: Secretaria Municipal da Comunicação de Porto Nacional
Cabine de Desinfecção na Praça do Centenário, no Centro da cidade
Cabine de Desinfecção na Praça do Centenário, no Centro da cidade

Desde que começou a grave crise de saúde pública, causada pela pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) vem tomando medidas enérgicas de proteção à comunidade portuense e, também, dos Distritos de Luzimangues, Escola Brasil e Nova Pinheirópolis. São decretos municipais, fiscalizações, ações de vigilância em saúde, desinfecção de vias públicas, atendimento de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), implantação da única Unidade de Referência à Covid do Tocantins, e, agora, a instalação de quatro cabines de desinfecção, sendo três em Porto Nacional e uma em Luzimangues. Começam a funcionar hoje à tarde. Porto Nacional é o único município do Estado a colocar as cabines de proteção contra a Covid-19.

Os compartimentos foram colocados na Praça do Centenário, no Centro da cidade; em frente à Unidade Municipal de Referência à Covid-19, no setor Nova Capital - ao lado do Ceme, SAE e UPA; no antigo Posto do Lincoln, no setor Jardim Brasília; e outro na Estação de Integração de ônibus, em Luzimangues. 

As cabines de nebulização, com acionamento automático, para descontaminação serão utilizadas como mais uma ferramenta no enfrentamento à Covid-19. A capacidade de passagem pela cabine é de até 600 pessoas por hora, tornando o direito de ir e vir mais protegido. O equipamento é moderno, seguro e confiável, e pode salvar vidas. 

O produto a ser usado é uma solução antisséptica aprovada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Anvisa, para o uso em pessoas, e capaz de eliminar vírus, bactérias, fungos e agentes patógenos da pele, roupas, acessórios e demais objetos. Extremamente eficaz em lugares com circulação de pessoas.

Garante 100% de descontaminação, não traz nenhum risco à saúde e, ainda, proporciona sanitização e higienização rápida, resolutiva e segura.

“Desde o início da pandemia, que a gestão municipal vem desenvolvendo ações que protejam a população do Coronavírus. Temos trabalhado diuturnamente, em busca de soluções cada vez mais eficazes, e a instalação das cabines é mais uma dessas soluções, por ter um alto poder de desinfecção. Inicialmente escolhemos locais com maior fluxo de pessoas. Combatemos aglomerações, mas sabemos que onde existem, propiciam a proliferação do vírus, potencializando a contaminação”, destacou a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito.

Ela frisou, ainda, que profissionais capacitados têm feito desinfecções nas vias e repartições públicas, com frequência, porque o vírus sobrevive em algumas superfícies, por horas ou até dias. Novos equipamentos foram adquiridos pelo Município, para este trabalho.

As cabines trarão segurança biológica, contribuindo para que as atividades econômicas e o convívio social possam ocorrer de forma segura.

Cabines

São feitas em alumínio com 2x2m e altura de 2.20m, tem perfil em alumínio octogonal com 4m² e teto de pvc. Tem, ainda, tapete; capacho tipo grama sintética; lâmpadas de led com 20 volts; sensor de presença para ligar e desligar; bomba de água com alta pressão, de 220v; mangueira plástica de 10 milímetros; e aspersor nebulizador com névoa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.