Terça, 29 de Setembro de 2020 04:45
63 9 8473 3732
Gurupi Coronavírus

Justiça acata pedido da DPE-TO para ampliação de leitos no Hospital Regional de Gurupi

Ação proposta pela DPE-TO foi acatada pela Justiça nessa quarta-feira, 22, e Estado deverá providenciar novos leitos no prazo de dez dias

23/07/2020 12h42
288
Por: Redacão Fonte: Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Foto divulgação
Foto divulgação

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) deve contar com mais dez novos leitos, após decisão judicial favorável em Tutela Antecipada em Caráter Antecedente de Ação Civil proposta pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). A Decisão foi proferida nessa quarta-feira, 22, e determina ao Estado que a aquisição observe os preços de mercado com estruturas como ventilador, bomba, desfibrilador, isolamento, monitores a eles vinculados e equipes qualificadas e capacitadas para manejo e acompanhamento dos pacientes. O cumprimento da decisão deve ser feito no prazo de dez dias.

O pedido foi proposto diante do aumento da demanda por leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com covid-19 na região. Ela é assinada pelo coordenador em substituição do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Sandro Ferreira, e pela coordenadora do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, defensora pública Lara Gomides.

O Hospital Regional de Gurupi conta com dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 e atende inúmeros municípios referenciados, alguns com pontos extremamente distantes. Conforme a Decisão, o número é insuficiente para atendimento da demanda e deve ser ampliado com o objetivo de preservar vidas.

Tutela

No pedido, os Defensores Públicos apontam que o Hospital já encontrou momentos de colapso e pacientes precisaram se deslocar para Palmas ou Araguaína em busca de vagas. Outro ponto destacado é que Gurupi tem um importante papel na atenção da saúde dos povos indígenas no tratamento dos casos agravados, dada seu alcance sobre a Ilha do Bananal e região

Conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde, o Hospital Regional de Gurupi é considerado uma unidade de Porte III, sendo referência para outros 18 municípios: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Alvorada, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jau do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeiropólis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Valério, São Salvador, Sucupira,Talismã.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.