Quarta, 12 de Agosto de 2020
63 9 8473 3732
Estado Turismo

Governo do Tocantins e Associação Comercial e Turística do Jalapão discutem ações para alavancar o desenvolvimento da região

A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 28.

29/07/2020 13h22 Atualizada há 2 semanas
75
Por: Redacão Fonte: Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a finalidade de firmar possíveis parcerias para fomentar o desenvolvimento agrícola na região do Jalapão, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e atual secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, recebeu, na tarde desta terça-feira, 28, a Diretoria Executiva da Associação Comercial, Industrial, Turismo, Serviços e Agronegócios da Região do Jalapão (Acirja), representada pelo presidente Armando Luz Silva de Castro.

 

Com sede administrativa em Palmas, bem como, representação operacional na cidade de Mateiros, a ACIRJA tem como objetivos estruturar, integrar e fomentar as inúmeras potencialidades culturais, turísticas e agroindustriais latentes na região do Jalapão.

 

No encontro, o gestor Thiago Dourado recebeu do presidente da ACIJA, Armando Luz, um ofício que solicita o apoio do Governo do Tocantins para a retomada econômica da região neste momento e no pós-pandemia. “Nós, enquanto associação, buscamos melhores condições para alavancar as vocações predominantes da região, com foco na melhoria da qualidade de vida e na sustentabilidade em todas as comunidades tradicionais da região”, reforçou o presidente Armando Luz.

 

O documento entregue reforça as solicitações apresentada no encontro, sendo eles: os resultados da safra de grãos 2019/2020 na região do Jalapão; a possibilidade de cessão de uso de carros utilitários do estado; o apoio e gestão de projetos implantados em cada localidade; instalação de Casa de Farinha nos municípios de Mateiros e São Félix, como projeto piloto para produção, venda e exportação da mandioca; e o apoio para a aquisição de equipamentos eletrônicos de informática.

 

Para o secretário Thiago, o diálogo foi uma oportunidade para ouvir as demandas da Associação que representa uma das regiões mais vulneráveis. “O Jalapão é uma região que nunca conseguiu evoluir numa representação do setor produtivo para que pudesse alcançar situações de uma prosperidade, tendo um dos mais baixos IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do Estado, e condições desfavoráveis. Então quando o povo dessa região se une, é importante atender para ver se a gente consegue convergir para gerar melhores condições de vida para essa população. O que tiver ao alcance para o trabalho de fomento dentro do Ruraltins e da Agricultura do Estado nós vamos cooperar”, afirmou o gestor.

 

A reunião contou também com a presença do vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina; e dos diretores de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves; e de Empreendedorismo Kim Gomides.

 

Municípios

 

A Associação Comercial, Industrial, Turismo, Serviços e Agronegócios da Região do Jalapão (ACIRJA) representa os municípios de Pindorama, Mateiros, São Félix do Tocantins, Rio Sono, Novo Acordo, Lizarda, Aparecida do Rio Negro, Ponte Alta, Santa Tereza, Monte do Carmo e Lagoa do Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.