Terça, 29 de Setembro de 2020 05:21
63 9 8473 3732
Gurupi Coronavírus

Secretaria de Saúde de Gurupi reforça ações de combate à Covid-19

O combate e enfrentamento ao novo coronavírus é de responsabilidade compartilhada entre Município, Estado e União.

06/08/2020 13h17 Atualizada há 2 meses
102
Por: Redacão Fonte: Secom/Gurupi
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As cidades competem o atendimento de casos leves e moderados. Em Gurupi medidas de prevenção e conscientização da população têm sido tomadas regularmente.

O combate a essa doença tem exigido esforços dos gestores e em Gurupi a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado diuturnamente para manter uma boa assistência às pessoas confirmadas positivo para o vírus.

Uma das medidas adotadas que envolve a prevenção de toda a população é a desinfecção das vias urbanas realizada diariamente. Essa ação visa oferecer mais segurança às pessoas que precisam sair de casa. E quinzenalmente a desinfecção também é realizada nas Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Centro de Triagem e na Secretaria Municipal de Saúde, para proteção das pessoas que buscam atendimento nesses locais e aos servidores.

 

Drive Thru

Visando diminuir as filas e tempo de espera para a realização do teste para Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento e Centro de Triagem, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a realização dos Testes Rápidos e Swab no modelo drive thru.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, explica que após atendimento nas unidades de saúde e o médico encaminhar para a realização do teste, a pessoa poderá a partir desta sexta-feira, 07, escolher uma das duas barreiras sanitárias, da Rua 7, ou, a da Rua 20, para fazer o exame. Conforme o secretário, o profissional devidamente equipado coletará o material necessário para o exame em dois horários: entre 09 e 10h e 15 e 16h, de segunda a sábado. Inicialmente o atendimento será oferecido nessas duas barreiras, e caso seja necessário e tenha uma boa aceitação do público,  poderá ser ampliado para as barreiras sanitárias da Avenida Goiás e da Saída para Peixe.  “Acreditamos que com essa medida vamos diminuir as filas e tempo de espera na UPA e Centro de Triagem e estaremos realizando o atendimento com a mesma eficiência”, destaca completando que os exames continuarão sendo realizados na UPA e Centro de Triagem normalmente. 

 

UPA

Conforme o secretário, para atender a demanda do público com suspeita de Covid foi necessário fazer algumas adaptações na Unidade de Pronto Atendimento, como por exemplo, a divisão das recepções, em que uma ficou destinada apenas para casos de Covid-19, e a outra para os atendimentos de emergências. Isolamento das salas para que os pacientes testados positivos fiquem sem contato com outros, assim promovendo maior segurança para quem busca qualquer tipo de atendimento na unidade.

Foi ampliado o número e profissionais e instalada uma tenda, com cadeiras em frente à unidade para quem vai buscar outros atendimentos e assim evitar aglomeração. Também foi redobrada a atenção em relação aos equipamentos de proteção individual.

A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu seis ventiladores mecânicos que serão instalados em leitos de estabilização, ou seja, pacientes receberão o tratamento nestes até serem transferidos para hospitais. Para o funcionamento destes ventiladores é necessário outros equipamentos que já estão sendo adquiridos pela Secretaria.

 

Medicamentos

Em Gurupi foi adotado o protocolo de tratamento à Covid-19 usando os medicamentos hidroxicloroquina, azitromicina, zinco e ivermectina, conforme conduta médica. “O médico é quem vai decidir a necessidade de um desses medicamentos, cabendo ainda a aceitação por parte do paciente”, explica o secretário.

E para que esses medicamentos sejam prescritos, a Secretaria realizou a compra para que não faltem nas farmácias das unidades. “A pessoa passou pelo atendimento, o médico decidiu pelo o uso do medicamento, o paciente já sai da unidade com a quantidade correta do medicamento para o tratamento. A população pode ficar tranquila, pois se houver prescrição desses remédios, a pessoa já sairá da unidade com eles”, enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.