Grande incentivadora do esporte, a prefeita Josi Nunes (UB) está articulando uma parceria com o ex-jogador Marcelinho Carioca, com o objetivo de implantar na cidade o Instituto Marcelinho Carioca e expandir as ações do Projeto Vida Saudável, especialmente na iniciação esportiva no futebol. Além de promover práticas voltadas ao bem-estar, a prefeita enxerga nessa parceria uma oportunidade única de descobrir novos talentos no futebol e transformar a vida dessas crianças e de suas famílias.
No final de maio, Marcelinho Carioca visitou Gurupi e conheceu de perto os projetos e espaços dedicados ao esporte, como o Estádio Rezendão e o Centro Olímpico. “Apresentamos as diversas atividades desenvolvidas na cidade e demonstramos nosso comprometimento e investimento no esporte como um agente transformador na formação do caráter e no desenvolvimento integral dos indivíduos, especialmente durante a infância e a adolescência”, explicou a prefeita, adiantando que Gurupi terá um projeto permanente e específico na área do futebol.
Josi Nunes tem realizado importantes ações voltadas ao esporte e lazer, pois acredita e defende que o esporte é um poderoso agente transformador na vida dos jovens. “É uma ferramenta eficaz para manter os jovens afastados de situações de risco, proporcionando uma alternativa saudável e construtiva para o tempo livre. Muitos jovens precisam apenas ser vistos, e nosso objetivo é fazer essa ponte, trazendo olheiros por meio do Instituto Marcelinho Carioca”, destacou.
Oportunidades
A partir da expansão do Projeto Vida Saudável, Josi Nunes vai ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico e capacitação local. O Instituto Marcelinho Carioca beneficia crianças com auxílio na formação cidadã integrada ao esporte. A iniciativa também defende a participação ativa dos pais ou responsáveis pelos alunos, estreitando laços afetivos, sociais e esportivos.
Marcelinho Carioca elogiou a gestão da prefeita Josi Nunes, destacando a organização da cidade, que serve como modelo para outras localidades. “Josi Nunes está concretizando em Gurupi o sonho de muitos jovens de se tornarem atletas profissionais”, afirmou Marcelinho, lembrando que é difícil para muitos garotos das cidades mais distantes dos grandes centros urbanos perseguirem o sonho do futebol profissional.
O Instituto também tem o projeto Terrão Corinthians, voltado para crianças e adolescentes de 11, 13, 15 e 17 anos no contraturno escolar. Eles passam por atividades esportivas de futebol e são avaliadas mensalmente por uma equipe de olheiros do Corinthians para captar novos talentos. O projeto gera mais oportunidades para as famílias, fornecendo assistência médica, odontológica e cursos de profissionalização para a obtenção de emprego, cuidando assim do bem-estar integral das famílias envolvidas.
O Instituto Marcelinho Carioca já revelou talentos de renome no futebol brasileiro, como Lucas Moura, David Luiz e Willian, que foram descobertos através do projeto. Essa história de sucesso é um testemunho do potencial que o instituto tem para transformar vidas e criar oportunidades para os jovens de Gurupi.