"A APUG está de parabéns por lutar pela autonomia da nossa Universidade de Gurupi. Os professores da Instituição e todos que lutam por ela mostram o verdadeiro apreço pela evolução da UnirG, e, consequentemente, de todo o nosso município e região”, disse Cristiano Pisoni, candidato a prefeito de Gurupi (PSDB). Cristiano já se reuniu anteriormente com a Associação dos Professores Universitários de Gurupi (APUG) para garantir seu apoio à autonomia da Universidade de Gurupi (UnirG), aos professores e toda a classe universitária.
A fala de Cristiano se refere à celebração pela medida cautelar concedida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) que suspende a mudança na Lei Orgânica promovida pela Câmara Municipal na tentativa de estabelecer lista tríplice para a eleição da reitoria da UnirG. A ação foi movida pela APUG, que apontou um vício de iniciativa, argumentando que a proposta deveria ter sido enviada pelo Poder Executivo, e não pelos vereadores. A liminar foi concedida pelo desembargador Eurípedes Lamounier, que observou que o Legislativo interferiu na competência do Executivo municipal.
*Garantindo o progresso sem politicagem*
Para Tatiane Barreto, candidata a vice-prefeita ao lado de Cristiano, a medida do Tribunal de Justiça é mais uma garantia para que Gurupi possa progredir de forma mais sustentável, independente de quem assumir a Prefeitura. “O que nós queremos é que Gurupi avance, e tem jeito: a UnirG é uma das potências da nossa cidade. Gera empregos, ciência, forma nossa população, leva serviços importantes para a sociedade e atua diretamente no progresso sustentável de toda a nossa região. Não podemos permitir que a politicagem interfira no que está dando certo. Eu e Cristiano sempre iremos defender essa ideia”, assegurou Tatiane.
*Mais parcerias são o caminho*
Ao invés de interferências nos processos da Universidade, Tatiane e Cristiano propõem ampliar a atuação dela na sociedade com mais parcerias e fomento aos projetos importantes que nascem em cada curso da instituição. “Quantos projetos a UnirG já tem, que já beneficiam tanto nossa população e nossos universitários? E o quanto ainda podemos fomentar se criarmos estruturas que comportem mais projetos, se dermos para a UnirG as condições necessárias para que ela vá além? São perguntas que eu e Tati, minha parceira de gestão, já nos fizemos, e sonhamos em responder com soluções concretas, que vamos apresentar ao longo dessa campanha”, destacou Cristiano.
Mín. 24° Máx. 40°