Sábado, 31 de Outubro de 2020 04:41
63 9 8473 3732
Geral Convocação Exercito

22º Batalhão de Infantaria convoca militares da reserva do Exército no Tocantins para Exercício de Mobilização

Um total de 322 reservistas do estado do Tocantins e de Brasília, que passaram para reserva a partir de 2016, foram convocados para participarem

14/10/2020 12h59 Atualizada há 2 semanas
538
Por: Redacão Fonte: Da Assessoria
22º Batalhão de Infantaria convoca militares da reserva do Exército no Tocantins para Exercício de Mobilização

O 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) do Exército, com sede em Palmas (TO), iniciou a OPERAÇÃO PARANÃ, Exercício de Mobilização da Reserva da área do Comando Militar do Planalto (CMP), com término previsto para 23 de outubro do corrente ano.

A mobilização militar, como parte integrante da mobilização nacional, consiste no conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, desde a situação de normalidade, complementando a logística militar. Essas atividades são destinadas a capacitar as Forças Armadas (FFAA) para enfrentar situações de emergência, decorrentes de ameaças à soberania nacional, à integridade territorial e aos interesses nacionais, dentro e fora do território brasileiro, bem como situações de crise, como catástrofes e desastres naturais, dotando-as de todos os recursos adicionais, humanos, materiais, instalações e serviços.

O Comando de Operações Terrestres (COTER), subordinado ao Ministério da Defesa, prevê a realização de exercícios de mobilização de recursos humanos, com o objetivo de testar os planejamentos de mobilização e adestrar os quadros da reserva mobilizável aprimorando, desta forma, a capacidade de mobilização terrestre. Segundo o Coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, Comandante do 22º BI, anualmente, algumas Organizações Militares (OM) são selecionadas para a realização do treinamento: “No ano de 2020, o COTER selecionou três guarnições em todo o território nacional para a realização do Exercício de Mobilização. Além de Palmas, Aracaju, em Sergipe, e Montes Claros, Minas Gerais, foram destacadas para essa atividade essencial de mobilização nacional“

Um total de 322 reservistas do estado do Tocantins e de Brasília, que passaram para reserva a partir de 2016, foram convocados para participarem do exercício no 22º BI. Após a realização de entrevista, os mobilizados considerados aptos serão reincorporados ao Exército Brasileiro. Durante os dez dias em que permanecerão na caserna, passarão a ter os mesmos direitos e deveres dos militares da ativa. O Coronel Brusch complementa, ressaltando a importância dessa atividade para a instituição e para a Nação “A mobilização militar é apenas uma parte do processo de mobilização nacional para o caso de necessidade de convocação da reserva em casos que atentem contra a soberania nacional. O contexto amplo envolve não apenas o Ministério da Defesa, mas também os das Relações Exteriores, Fazenda, Gabinete de Segurança Institucional, entre outros”.

Durante esse período, em regime de internato, os reincorporados receberão o fardamento, terão assistência médica e odontológica; e receberão instruções de reciclagem de armamento, munição e tiro; comunicações; topografia; técnicas especiais, utilização do terreno; maneabilidade; valores e ética militar; hierarquia, justiça e disciplina, entre outras. Essa reciclagem de conhecimento visa atingir aos requisitos mínimos de preparo da tropa, culminando com a realização de um Exercício de Adestramento no terreno com a duração de 03 (três) dias.

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio