Nesta quarta-feira (14), o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), campus de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio, e assinou a liberação de emendas parlamentares que vão ser destinadas à estruturação e compra de equipamentos utilizados para implantação do curso.
O Projeto Pedagógico passará por apreciação do Conselho Estadual de Educação (CEE), para assim prosseguir a abertura do curso no campus de Augustinópolis. Com a autorização, a Gestão Estadual se compromete no provimento de estrutura, de pessoal e de compartilhamento dos hospitais.
O governador Mauro Carlesse destacou sua enorme satisfação em poder gerar oportunidades ao povo tocantinense. “Hoje é um dia muito importante, o dia em que damos o passo que consolida a Universidade de Medicina no Campus de Augustinópolis. Estamos cumprindo o compromisso com o ensino superior. É um sonho já realizado, fazer com que o Tocantins tenha mais uma universidade de Medicina para poder atender a esses jovens que tanto precisam, a se formar e ter uma oportunidade, e ela está aqui. Vamos juntos”, destacou o Governador.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, acredita que ainda esse ano o Conselho deve liberar o funcionamento do curso. “Com a liberação sendo dada pelo Conselho de Educação, que tem seus prazos a seguir, e nos adequando aos protocolos exigidos em questão da pandemia, temos a expectativa que em maio de 2021 possamos iniciar a primeira turma do curso de Medicina, oferecendo 40 vagas”, explicou.
O reitor lembra ainda que equipe que atuará no curso será toda da região do Bico do Papagaio. “Esse curso contribuirá muito para o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio. É um curso de ponta, tenho certeza que formaremos excelentes profissionais”, ponderou o reitor Augusto Rezende.
Continuidade
A secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, destacou que é dever do Governo do Tocantins pensar na Educação Pública como um processo de continuidade. “É um sonho coletivo que vai impactar diretamente a vida de um aluno da escola pública. É muito triste quando a gente vê um aluno sonhar com a possibilidade de um curso de Medicina e os governantes que não pensam na possibilidade para esse aluno que se dedicou na rede pública o tempo todo e tem o acesso limitado a um curso tão sonhado. Essa oportunidade precisa ser ampliada”, disse a gestora da Educação.
Recursos
Nesta quarta, o governador Mauro Carlesse já autorizou a liberação de R$ 2,5 milhões em recursos para o novo curso de Medicina oriundos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Jair Farias e Ricardo Ayres.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °