CARNAVAL GURUPI 2020
Carnaval de Gurupi
Saúde

Projeto que incentiva realização de exames em estudantes é defendido pela vereadora Marilis

O Projeto de Lei nº 1/2019 é valido para alunos das escolas de ensino fundamental e foi apresentado nessa quarta feira, (06), na Câmara Municipal de Gurupi

06/02/2019 13h26Atualizado há 1 ano
Por: Redacão
Fonte: Eloina Matos/Ascom Ver. Marilis Fernandes
541

O Projeto de Lei nº 1/2019 é valido para alunos das escolas de ensino fundamental e foi apresentado nessa quarta feira, (06), na Câmara Municipal de Gurupi.  Marilis Fernandes, (PDT) autora do projeto, sugere ao poder executivo de Gurupi a realização de exames médicos para detecção precoce de doenças nos estudantes da rede fundamental do município, especialmente aquelas que exijam restrições alimentares.

De acordo com o Projeto, no inicio do ano letivo os Pais dos alunos previamente avisados deverão encaminha-los para exames médicos clínicos e laboratoriais de rotina que serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou redes credenciadas.

Quando identificada qualquer doença que necessite de dieta especial para o tratamento, o aluno será encaminhado ao nutricionista.

O Projeto prevê que as unidades fiquem obrigadas a disponibilizar dietas alimentares especiais, previstas por nutricionistas, para alunos portadores de doenças que exijam restrições alimentares, entre as quais se destacam: diabetes, hipertensão, alergia a lactose, obesidade, etc. Com os exames, outras enfermidades também serão detectadas, como HIV e Sifilis, doenças hereditárias.

 “É muito importante o trabalho preventivo,  e quando   é identificado alguma doença,  os alunos terão  uma acompanhamento médico mais expressivo, além  de uma melhor atenção alimentar no âmbito escolar.  É preciso todo cuidado com nossos alunos,” defende a parlamentar. 

O Objetivo desta proposta faz referencia direta ao direito à saúde à alimentação e educação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.