Quinta, 10 de Julho de 2025
19°

Tempo limpo

Gurupi, TO

Educação Opinião

Sobre as Melhorias e Duplicação do Trecho Urbano da BR153 em Gurupi

Jenilson de Cirqueira é gestor Público e especializado em Mobilidade Urbana e Trânsito.

09/10/2024 às 15h44
Por: Redacão Fonte: Por
Compartilhe:
Sobre as Melhorias e Duplicação do Trecho Urbano da BR153 em Gurupi

Gurupi está desenvolvendo e melhorias estruturais são necessárias para garantir mais segurança e mobilidade a todos os usuários.Todas as marginais serão mão dupla. 

Ao todo são 14 agulhamentos de entrada e saída da Rodovia às marginais no Perímetro Urbano. 

Os 3 Dispositivos (Viadutos) são construidos para garantir mais segurança viária, mobilidade urbana pois atenderá pedestres, ciclistas e PCDs, além da garantia de trafegabilidade pois Gurupi cresceu no entorno da BR 153 que está nesse traçado desde a década de 70. 

A Duplicação e urbanização desse traçado urbano garantirá mais segurança a todos os usuários das vias e ampliará as frentes de desenvolvimento da cidade.

Gurupi cresceu e desenvolveu muito além de somente as duas passagens da Rua 07 e da Rua 20, que há mais de 20 anos já está com gargalos e não atendendo ao desenvolvimento da nossa cidade e nem tao pouco serve como retorno para veiculos pesados. Colocavam as pessoas em perigo de motos e veículos pequenos disputando espaços com veículos pesados. Gurupi hoje já consta com muitas outras frentes de desenvolvimento que somente duas ruas comerciais com a 20 e a 7. Hoje temos pelo menos 10 novas frentes de desenvolvimento que são impactadas pela Rodovia Federal e que precisavam dessa remodelagem para garantir mais mobilidade e segurança a todos, pensando no crescimento de Gurupi para os próximos 20 anos. 

Em Palmas como exemplo tem apenas 1 rotatória em Taquaralto com uma Passarela Suspensa, 01 Viaduto próximos. RODOVIARIA com apenas 3 retornos num perímetro de quase 28km, em todo o traçado.

Em Anápolis tempo apenas 2 dispositivos do tipo Viaduto(em um perimetro de mais de 20km)

Em Brasília, São Paulo ou outras cidades que possuem rodovias em meio a parte urbana, também seguem esse modelo de segurança e mobilidade. 

Gurupi com 11km de traçado urbano ganhou 3 Viadutos completos, 01 Passarela suspensa perto da UnirG e do antigo trevo 20, além de marginais trafegaveis em dois sentidos, bem estruturadas com iluminacao publica e com mais de 120 acessos pela lá avenidas e ruas ligando as marginais.

Precisamos avançar criar novas perspectivas e nos adaptar ao desenvolvimento que sempre sonhamos para Gurupi, mesmo que isso requeira de todos nós mais compreensão e paciência no trânsito que todos nós usamos. 

Jenilson de Cirqueira é gestor Público e especializado em Mobilidade Urbana e Trânsito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários