Sábado, 15 de Março de 2025
22°

Parcialmente nublado

Gurupi, TO

Saúde Obesidade preocupa

Médico Mauricio Nauar alerta sobre riscos da obesidade e orienta sobre causas e cuidados.

O médico Mauricio Nauar alertou que muitas vezes as pessoas comem mais do que precisam, o que causa de forma ainda mais rápida a obesidade

11/10/2024 às 11h58 Atualizada em 11/10/2024 às 12h01
Por: Redacão Fonte: Por: Clifton Morais/ Jornalista
Compartilhe:
Médico Mauricio Nauar
Médico Mauricio Nauar

Essa sexta-feira (11) é celebrado o Dia Internacional da Prevenção à Obesidade. O excesso de açúcar, alimentação com muita gordura, ansiedade, algumas doenças e a condição hereditária são alguns dos fatores que influenciam para a obesidade. A estimativa até o fim de 2025 é de que, em todo o mundo, mais de 700 milhões de pessoas estejam obesas, segundo dados do Mapa da Obesidade.  No Brasil, nos últimos anos a doença aumentou 72% e no Tocantins, metade da população apresenta excesso de peso, sendo 28,37% já com obesidade. O jornalista Clifton Morais conversou com o médico, Mauricio Nauar que destacou que a situação é preocupante e que precisa de muita atenção.

O médico Mauricio Nauar alertou que muitas vezes as pessoas comem mais do que precisam, o que causa de forma ainda mais rápida a obesidade. O médico explica ainda que outros fatores também influenciam para que se tenha uma alimentação descontrolada, como, por exemplo, a ansiedade. “ Pessoas com ansiedade podem ganhar peso, pois acabam satisfazendo a situação ingerindo muitos alimentos. Isso vem associado também a dormir mal ou insônia, pois os hormônios noturnos acabam alterados e a pessoa come aleatoriamente para preencher isso”, destacou o especialista.  

Medicamentos como antidepressivos e corticoides, entre outros, que precisam tratar algumas doenças, acabam provocando aumento do peso. Ele destacou que todos os fatores precisam ser observados, já na fase infantil da pessoa. “ Existe na criança a fase do efeito sanfona, ela engorda e espicha. Na adolescência, volta a acontecer. Não é patológico, mas precisa observar isso. A questão genética, segundo ele, também tem forte influência.

“ Todas essas situações são alguns exemplos do que pode ocasionar a obesidade. É necessário trilhar os caminhos certos. Primeiro procure um médico, pois esse profissional analisará a situação, pedirá uma série de exames e a partir dai é que a pessoa será direcionada para outros profissionais. Todo cuidado é pouco”, pontuou Mauricio.

Atividade Física:

Muitos acabam recorrendo para as atividades físicas e isso é importante, mas o médico alerta para alguns cuidados: atividade física é importante, ao gastar o que ganha. Mas o mais importante também é diminuir a quantidade de alimentação.  É preciso ter cuidado na atividade física quando a pessoa está obesa, pois essa condição tem mais chance de hipertensão, diabete e problemas do coração.  Então, é preciso observar todas essas frentes. As articulações como joelho, por exemplo, podem ter um desgaste grande. O exercício não pode ser exagerado e não pode ter tanto peso”, explicou Nauar. 

11 de outubro, celebra o Dia Internacional da Prevenção à Obesidade, estabelecido em 23 de junho de 2008, conforme a lei nº 11.721 e visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade. A conscientização é fundamental.

Matéria de Clifton Morais, com contribuição de Ana Karla Neto de Souza 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários