Sexta, 13 de Dezembro de 2024
25°

Tempo limpo

Gurupi, TO

Cultura Opinião

É preciso conhecer nossa própria história. O que sabemos da cultura gurupiense?

O que tudo indica é que essa geração que está aí, pouco saberá sobre riquezas históricas e culturais de Gurupi.

19/11/2024 às 20h37 Atualizada em 19/11/2024 às 20h43
Por: Redacão Fonte: Por: Clifton Morais/jornalista
Compartilhe:
É preciso conhecer nossa própria história. O que sabemos da cultura gurupiense?

Neste novembro de 2024, a cidade de Gurupi, terceira maior do Tocantins, comemorou seus 66 anos.  Em primavera bem madura, ela já viveu muitas experiências e tem um legado de história muito forte, mas que infelizmente poucas pessoas conhecem. O que tudo indica é que essa geração que está aí, pouco saberá sobre riquezas históricas e culturais de Gurupi.  

No mês do aniversário, a prefeitura de Gurupi promoveu uma vasta programação, entre diversidade musical, cultural, entre outros. Um dos trabalhos que foram apresentados foi o documentário: Centro Cultural Mauro Cunha - O Berço da Cultura Gurupiense”, trabalho esse produzido pelo professor Audimar Dionizio. Pela importância do assunto e o privilégio de poder assistir a um trabalho tão importante da nossa história, tudo indicava que teríamos um evento lotado de pessoas que almejam conhecer mais de Gurupi e que valorizam a cultura local. Mas não, a realidade foi outra, alguns políticos que precisavam cumprir o protocolo, acabaram assistindo  o documentário todo,  a prefeita Josi Nunes  que sempre muito atenta, ficou até o final e alguns assessores dela que no meio da apresentação acabaram saindo e outros chegaram no final para a foto.  Eram poucos participantes do documentário e pouco gente da comunidade. Essa é nossa realidade quando se fala em  prestigiar os trabalhos da nossa própria gente.

Foi um trabalho incrível, mas os questionamentos são muitos.  Quantos de nós sabemos quem foi Mauro Cunha e a importância dele para Gurupi? O que funcionava naquele local que hoje é o espaço cultural? Qual a história por trás de um personagem tão importante para nossa cidade? Pouca gente sabe, pouca gente tem interesse em saber, existe pouca valorização, e a nossa história se perde em meio a tantos desinteresses em consumir informações valiosas.

Museu Benjamim Rodrigues.

Paralelo ao primeiro assunto, trago aqui outras perguntas. Alguém sabe que Gurupi tem um museu?  Respondo, sim, temos e chama Benjamim Rodrigues. Pergunto novamente:  Você sabe quem foi Benjamim Rodrigues?

Gurupi tem 66 anos e não  podemos falar sobre toda essa trajetória sem falar desse personagem fundamental. Mas não foi o peso maior da programação de aniversário. Show nacionais falam mais que a nossa própria história.

Temos um museu onde não existe local próprio e as peças  doadas pelos moradores mais antigos, inclusive um deles, o próprio Benjamim Rodrigues, está dividindo um espaço pequeno com a biblioteca municipal.  Outro assunto dolorido para falar, mas que precisa ser exposto, é que não existe alguém capacitado para falar sobre a história do próprio museu. Os que ali estão não sabem nem a história dos objetos  foram doados para o museu.  É triste saber que é necessário esperar a semana do museu para alguns poucos estudantes “visitarem” o museu Benjamim Rodrigues.  Não podemos deixar nossa história morrer!  Valorizem  nossa gente e conheçam nossa própria história.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Opinião: Clifton Morais
Opinião: Clifton Morais
Sobre Clifton Morais Correia é graduado em Jornalismo pela Universidade de Gurupi (UnirG). Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo pela UFT. Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB). Mestrando em Comunicação e Sociedade pela UFT. É professor de jornalismo da Universidade UnirG e professor de Pós Graduação. Diretor do Portal Tocantins Notícia.
Gurupi, TO Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 35°

Sáb 36°C 22°C
Dom 31°C 22°C
Seg 33°C 21°C
Ter 32°C 22°C
Qua °C °C
Anúncio
Anúncio