Quinta, 12 de Dezembro de 2024
25°

Tempo limpo

Gurupi, TO

Gurupi Políticas públicas

Gurupi sedia debate para elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

A secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, explicou que a pré-audiência tem como objetivo coletar sugestões para a audiência estadual de 2025, que culminará na conferência estadual para validação do plano.

22/11/2024 às 11h35
Por: Redacão Fonte: Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Compartilhe:
Fotos: Lino Vargas - Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas - Secom Gurupi

Gurupi sediou nesta quinta-feira, 21, a audiência pública realizada pela Secretaria Estadual da Mulher para discutir com a sociedade civil organizada propostas que serão inseridas no Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento, que conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, reuniu representantes do governo estadual, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Sistema Fecomércio, além de lideranças de municípios vizinhos, como Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Sandolândia e Araguaçu.

 

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou a importância do encontro como oportunidade para definir prioridades estratégicas. “Não adianta querer abraçar o mundo. São muitas demandas, então temos que verificar quais são as prioridades. É importante a participação da região Sul, pois enfrentamos desafios muito semelhantes”, afirmou.

 

A secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, explicou que a pré-audiência tem como objetivo coletar sugestões para a audiência estadual de 2025, que culminará na conferência estadual para validação do plano. “O plano trará diretrizes de curto, médio e longo prazo para a proteção, acolhimento e defesa das mulheres. É uma política estruturante de defesa e promoção de direitos”, disse.

 

Simone Pacini, chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Mulher e representante da secretária estadual, Berenice Barbosa, reforçou o protagonismo de Gurupi na discussão de políticas públicas para mulheres e incentivou os municípios a promoverem mais debates como esse.

 

A gerente de Planejamento e Captação de Recursos da Secretaria Estadual da Mulher, Iramar Torres, também esteve presente, esclarecendo aspectos técnicos e estratégicos para o planejamento das ações.

 

Entre as principais sugestões apresentadas pela sociedade civil e autoridades, destacam-se:

Realização de palestras e ações educativas em escolas e Unidades Básicas de Saúde;

Criação de uma Casa da Mulher para atendimento integrado;

Desenvolvimento de programas de reeducação para homens agressores, com equipes multidisciplinares, e uso de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento;

Elaboração de um plano estadual de prevenção ao feminicídio;

Implementação de projetos de combate a todas as formas de assédio.

--

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários