Quinta, 12 de Dezembro de 2024
29°

Tempo nublado

Gurupi, TO

Educação Herança cultural

Colégio de Porto Alegre do Tocantins celebra a herança cultural afro-brasileira

A iniciativa teve como objetivo celebrar e resgatar a rica herança cultural afro-brasileira com a participação especial das comunidades tradicionais quilombolas São João e Lajinha

23/11/2024 às 17h22
Por: Redacão Fonte: da Assessoria
Compartilhe:
Colégio de Porto Alegre do Tocantins celebra a herança cultural afro-brasileira

Na manhã deste sábado, 23, o Colégio Estadual Alfredo Nasser,  em Porto Alegre do Tocantins, mais uma vez, promoveu um evento especial em homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra, com o tema "Comunidades Tradicionais". 

 

A iniciativa teve como objetivo celebrar e resgatar a rica herança cultural afro-brasileira com a participação especial das comunidades tradicionais quilombolas São João e Lajinha, que mostraram a diversidade cultural e as tradições que permeiam suas histórias. 

 

Além disso, os estudantes apresentaram danças, músicas, encenações teatrais e corais, proporcionando um espetáculo repleto de emoção e aprendizado, além de apresentaram a arte em artesanato a exemplo de cerâmica, barro, retalhos e outros artigos. 

 

A data, que é uma oportunidade de reflexão sobre a luta e os direitos da população negra no Brasil, é vista como uma celebração que deve se estender por todo o ano. "O dia da Consciência Negra deve ser comemorado todos os dias do ano. Respeito não tem cor, tem consciência", destacou a professora Nayara Ascenso, que organizou essa edição com participação de toda a comunidade escolar. 

 

Com essa inciativa, o Colégio Estadual Alfredo Nasser se destacou ao criar um espaço para diálogo e valorização das tradições afro-brasileiras, reforçando a importância da educação e da cultura na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários