Sexta, 13 de Dezembro de 2024
25°

Tempo limpo

Gurupi, TO

Gurupi Desocupação

Em Gurupi, MPTO obtém decisão que determina desocupação urgente de área verde no Jardim América

Em Gurupi, MPTO obtém decisão que determina desocupação urgente de área verde no Jardim América.

26/11/2024 às 15h00
Por: Redacão Fonte: MPTO
Compartilhe:
Em Gurupi, MPTO obtém decisão que determina desocupação urgente de área verde no Jardim América

O município de Gurupi e Marcione Elias Gomes devem desocupar, em caráter de urgência, uma área verde no loteamento Jardim América. A decisão judicial atende ao pedido do Ministério Público do Tocantins (MPTO), proposto em ação civil pública, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Gurupi, devido à ocupação indevida da área pública, onde foram realizadas construções e a criação de bovinos e equinos.

 

Com a decisão, Marcione Elias Gomes fica obrigado a cessar imediatamente qualquer atividade que cause danos ambientais, como supressão de vegetação, movimentação de terra ou novas edificações no local. Caso descumpra a ordem, será aplicada multa diária de R$ 1.000.

 

Além disso, o município tem 30 dias para promover a desocupação da área, removendo lixo e entulhos acumulados, sob a mesma pena de multa diária. O Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) e a Polícia Militar Ambiental foram intimados para realizar fiscalizações mensais até o julgamento final do caso. 

 

A Promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias do Carmo Feitoza destaca que a decisão reforça a legislação municipal que proíbe a ocupação de áreas verdes e de preservação permanente, como previsto no Plano Diretor de Gurupi e no Código de Posturas do município.

 

Entenda o caso

O caso teve início com uma representação ao Ministério Público. Após investigações, foi confirmada a ocupação indevida e notificado o responsável  Também foi confirmado que o local é uma área pública destinada à preservação ambiental.

 

Apesar de ser informado sobre a irregularidade, o município não tomou medidas efetivas para desocupar a área, alegando dificuldades em determinar a natureza do terreno e notificando apenas a suspensão das obras e a remoção do gado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários