No templo real, situado no Centro de Gurupi, a Santa Ceia está pintada dentro do santuário, mas, na percepção do artista plástico Henrique Viegas, ela também poderia estar do lado de fora.
Em um recente trabalho de sua autoria, a representação da última ceia antes da crucificação de Jesus aparece em frente ao Santuário Nossa Senhora da Abadia, tradicional templo católico da cidade.
“Na rua está a maior parte das pessoas. Muitas delas nunca chegaram a entrar no templo, mas elas também podem ser alcançadas pela mensagem de Jesus no ato da Santa Ceia, que é seu amor pelo homem ao ser crucificado na cruz”, disse Viegas.
O contexto no qual o artista integrou o Santuário destaca a importância do papel da Igreja na sociedade. “Penso que é próximo às pessoas que o Evangelho de Jesus ganha maior representatividade. Na partilha do pão e na comunhão, o significado do sacrifício ganha ainda mais importância. A intenção da obra foi relembrar o ato de Jesus junto aos seus discípulos, e como a sua mensagem permanece viva nos dias atuais, como uma missão aos cristãos”, complementou Viegas.
A obra foi adquirida pelo vereador Pedro Morais, que recebeu a tela antes da sua posse na tarde da quarta-feira (01), na Câmara de Vereadores de Gurupi.
Mín. 23° Máx. 30°