No último domingo (05), uma forte chuva em Gurupi, na região sul do Tocantins, provocou muitos prejuízos em carros que transitavam pela cidade. O dono da oficina 4 Rodas em Gurupi, Belchior Cavalcante, disse que logo nos primeiros horários da segunda-feira, a oficina estava cheia de veículos danificados devido à chuva. Nesta matéria, ele traz dicas importantes de como o condutor pode evitar prejuízo nos carros em casos de temporais.
O especialista explicou que é fundamental, antes de qualquer situação, que o veículo esteja em dia com as revisões. Ele destacou que a iluminação precisa estar funcionando perfeitamente, pois caso o carro não funcione durante uma chuva e esteja em uma via, as luzes estando em perfeito funcionamento, podem ajudar a evitar um acidente.
Além disso, Cavalcante disse ainda que os pneus precisam estar bem calibrados, em boas condições de uso, limpador sempre novo para que a visibilidade não fique prejudicada, pois geralmente, durante as fortes chuvas, a visão do motorista não é mais a mesma como em tempos secos, por exemplo.
Como agir ao ver uma enxurrada?
Questionado sobre como deve ser o procedimento quando o motorista precisa enfrentar uma enxurrada, Belchior disse que dependendo da quantidade de água na pista, pode gerar um prejuízo para o dono do carro. “É importante observar com atenção o local, se for possível procure uma rota alternativa, se não, a água não deve passar da parte de baixo do para-choque. Se passar, pode entrar o motor e aí sim o prejuízo será grande”, explicou.
Com mais de 20 anos atuando com mecânica, Belchior Cavalcante disse que ele sempre busca orientar os clientes sobre os cuidados necessários e assim evitar prejuízos.
Aumento de demandas devido à chuva
Depois da chuva do domingo (05), Belchior explicou que recebeu várias ligações de pessoas que tiveram os carros danificados. Entre os atendimentos feitos na empresa dele, estão: correia do alternador que soltou, carros que apagarão ao passar pela enxurrada e os motores que ficaram danificados, entre outros.
Mín. 22° Máx. 31°