Sábado, 15 de Março de 2025
22°

Parcialmente nublado

Gurupi, TO

Geral Acidente com poste

No Carnaval, Tocantins registrou mais de um acidente com poste por dia

Alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes com a rede elétrica, como evitar a direção em caso de consumo de bebida alcoólica.

06/03/2025 às 11h54 Atualizada em 06/03/2025 às 11h56
Por: Redacão Fonte: Da redação
Compartilhe:
No Carnaval, Tocantins registrou mais de um acidente com poste por dia
No período do Carnaval, o Tocantins registrou sete acidentes com postes, nas cidades de Araguaína, Porto Alegre do Tocantins, Palmeirante, Centenário, Porto Nacional, Colmeia e Palmas. Para este cálculo, foram considerados os dias 28 de fevereiro a 5 de março.  
 
“As causas de acidentes com postes podem ser variadas e, entre elas, estão a falta de atenção, sono, uso do celular e de bebidas alcoólicas. Ou seja, são causas que podem ser evitadas. Lembrando que um abalroamento não prejudica apenas o condutor do veículo, mas caso haja interrupção de energia, afeta o fornecimento para residências, comércios, hospitais e escolas, por exemplo”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco. 
 
Em 2024, foram 382 postes abalroados, com destaque para Palmas e Araguaína. E esses acidentes prejudicaram o abastecimento de energia para mais de 249 mil tocantinenses.  
 
Na maioria dos casos, quando há interrupções na energia por esses acidentes, o fornecimento é normalizado em até três minutos para a maioria dos clientes. Isso é possível devido às tecnologias que permitem a transferência de cargas de uma região para a outra. “Através do Centro de Operações da Energisa, nós isolamos o trecho danificado pelo acidente e realizamos a transferência de carga para que os clientes não precisem esperar os reparos, que podem durar em média quatro horas”, explicou o coordenador.  
 
Vale reforçar que, no caso de abalroamentos, os custos são de responsabilidade de quem causou os acidentes. Os custos de reparação variam, podendo chegar em até R$35 mil, dependendo do tipo de estrutura danificada.  
 
Orientação 
 
Além dos danos com as estruturas, os acidentes por abalroamentos representam ainda um perigo maior: risco à vida. Pois quem está nos veículos ou nas proximidades do acidente podem ficar expostos à choques elétricos, no caso de os fios expostos estarem energizados. A principal recomendação nestes casos é manter a calma, permanecer dentro do veículo e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330).  
 
Confira abaixo algumas dicas que podem fazer a diferença na segurança em casos como estes:  
 
1.Caso você identifique que não é seguro, permaneça dentro do veículo;  
 
2.Não toque no poste ou nos fios elétricos, pois podem estar energizados e representar um risco à vida;  
 
3.Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciando um acidente, mantenha-se afastado;  
 
4.Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança;  
 
5.Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios;  
 
6.Caso presencie um acidente deste tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-os a manter distância;  
7.Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.  
 
Sobre o contato em casos de emergência, os clientes devem acionar a concessionária por um dos canais de atendimento da Energisa. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários