O comerciante Wesley José Leobino de Souza, morador do setor Sul, em Gurupi, reclama que toda semana, quando o lixo é coletado, os profissionais deixam muita sujeira espalhada pelas ruas. Ele disse que por tirarem as sacolas das lixeiras e colocarem juntas nas ruas, os cachorros acabam rasgando muitos sacos que acabam não sendo recolhidos.
“As sacolas que ficam rasgadas não pegam. Por isso, eu preciso limpar aquele lixo que ficou toda vez e voltar para a lixeira. Muitas vezes, o lixo de toda rua fica concentrado na porta da minha casa, explicou Wesley. O morador cobra mudança da metodologia da coleta, pois a rua fica muito suja e o mau cheiro incomoda.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que a prática de agrupar os sacos de lixo no asfalto antes da remoção é adotada para otimizar o trabalho da coleta, reduzir custos operacionais e garantir mais segurança no trânsito, minimizando as paradas do caminhão coletor nas vias. No entanto, a Secretaria reconhece que, em alguns casos, animais soltos podem rasgar os sacos e espalhar os resíduos antes da remoção, o que compromete a limpeza das ruas. Para minimizar esse problema, a equipe de coleta será orientada a redobrar a atenção durante o serviço e adotar possíveis soluções para melhorar a coleta.
Os moradores também podem acionar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo telefone (63) 3315-0098 para solicitar o recolhimento de animais em situação de abandono, visando minimizar este problema.