Reportagem: Clifton Morais.
A idosa Maria Eunice Lopes de Almeida de 67 anos ficou 24 horas em uma sala quente e em cima de uma cama no Hospital Geral de Palmas, aguardando atendimento e um local adequado, diz familiares. A mulher foi transferida na segunda-feira 31, do Hospital Regional de Gurupi, para Palmas, após complicações respiratórias.
Segundo o filho dela, o pastor, Rivaldo Magalhães, a mãe é uma paciente que tem o coração alterado e o pulmão só funciona 20%. Ela está com uma traqueostomia e nasceu uma carne na região, dificultando a respiração. A idosa precisa fazer cirurgia para respirar melhor. “ Ela ficou 24 horas em uma situação crítica em um quarto quente em cima de uma maca. Apenas nesta quarta-feira (02), levaram ela para um quarto melhor, porém ainda estamos aguardando o médico avaliar para saber quando será a cirurgia”, explicou o filho.
A família chegou a divulgar um vídeo mostrando a idosa, e o local onde ela estava no hospital. Veja o vídeo:
https://www.instagram.com/reel/DH7QKDORZtV/?igsh=MW9va3M5MGNnaHd4cg%3D%3D
Maria Eunice Lopes de Almeida está lutando pela vida a mais de um ano, após sofrer um parado cardiorrespiratório, que evoluiu para uma pneumonia, o que gerou uma infecção generalizada. “ Ela ficou 53 entubada pela primeira vez. Após isso, teve um episódio de falta de ar, o pulmão fechou e foi ao hospital fazer a traqueo. E daí em diante a situação ficou mais tensa com falta de ar. Em julho foi hospitalizada novamente e em novembro foi entubada por mais 40 dias”, explicou o filho.
Nós falamos com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Saude, que divulgou a seguinte nota:
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a paciente citada segue internada recebendo toda assistência pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde já foi avaliada por especialista de cirurgia torácica e passará por exames para definir se será preciso procedimento cirúrgico.
A Pasta pontua que a paciente está em leito de internação, para onde foi conduzida após as avaliações preliminares realizadas na porta de entrada da unidade.
Falamos com a família nesta quarta-feira (02) e fomos informados que a idosa está em um local melhor, já estão analisando de forma mais cuidadosa o estado de saúde dela. Apesar disso, ela ainda sente muitas dores e dificuldade de respirar.
Mín. 22° Máx. 32°