Reportagem: Clifton Morais / Jornalista.
Os números preocupam. Entre 2020 e 2024, o número de acidentes cresceu 14,06% em Gurupi. Um total de 4.095 registros, sendo 40 vítimas fatais. Os dados são da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). Em 2025, os números parciais mostram que, entre janeiro e março, já foram 138 acidentes e duas pessoas acabaram morrendo.
O auxiliar de documentação, Blenner Vieira Rodrigues, de 25 anos, foi vítima do trânsito em Gurupi e, por causa da imprudência de outra pessoa, ele quase perdeu a vida. No dia 04 de abril, fez um ano que ele foi atingido por um carro que invadiu a preferencial. “Eu estava indo de moto para o meu serviço, seguia na avenida Piauí e, ao chegar no cruzamento com a rua 13, fui atingido por um carro, o que resultou na fratura do meu quadril”, explicou Blenner. Blenner disse ainda que o condutor prestou toda assistência e que confessou que estava distraído, o que resultou na batida. “Ele ficou quatro meses sem poder trabalhar. Entre 2020 e 2025, a AMTT registrou 42 mortes. Veja o vídeo do momento do acidente:
:
Em agosto do ano passado, o auxiliar de loja Eduardo Costa Fagundes, de 19 anos, quebrou o rosto após se envolver em um acidente na Avenida Sergipe em Gurupi. Ele estava de moto e explica que outro condutor de motocicleta que estava alcoolizado, entrou na contramão e bateu nele. “ Eu fiquei 34 dias no hospital e cinco dias em coma. Foram momentos difíceis”, disse a vítima.
Segundo o presidente da AMTT, Silvério Filho, o grande desafio no trânsito de Gurupi é a conscientização, pois todos que usam as vias precisam respeitar a sinalização e os limites de velocidade. “Estamos trabalhando tanto na parte de investimento com melhor sinalização, como nas orientações e fiscalização para diminuir o número de acidentes em Gurupi”. A proposta da prefeita Josi Nunes é termos um trânsito mais humanizado e estamos trabalhando incansavelmente para melhorar o índice de acidentes em nossa cidade, explicou Silvério.
O servidor público Solano Neres de Araújo acabou sofrendo um acidente no início de abril. Segundo ele, em um momento de descuido, ele acabou batendo o carro dele em outro. “Foi muito rápido, bem no centro de Gurupi. Eu estava saindo do meu trabalho para o almoço e acabei atravessando a rua sem prestar muita atenção, o que gerou o acidente. Por sorte, foram apenas danos materiais”, explicou o servidor.
Seja pela falta de sinalização adequada, ou pela imprudência, a realidade é que os acidentes são cada vez mais preocupantes em Gurupi. É fundamental redobrar o cuidado, evitar celular, usar cinto de segurança e quem estiver de moto, usar capacete devidamente fixado na cabeça. Além disso, pedestres e condutores de bicicletas precisam ter os mesmos cuidados. Recentemente, uma mulher morreu em Gurupi após ser atingida por um caminhão. Ela estava de bicicleta.
Mín. 23° Máx. 30°