A Oficina de Luthieria Juvenil, do luthier e artista visual Pedro Bartolomeu, mais conhecido como Peu, segue acontecendo no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), que fica na quadra ACSU-SO 130 (1.301 Sul), em Palmas, Capital do Tocantins. Iniciada no último dia 13 de maio, o projeto está sendo realizado com recursos Lei Nº 14.399/22, Política Nacional Aldir Blanc, pelo Edital N. 016/2024 - Culturas e Linguagens: Plano Diretor, na categoria Artes Visuais, com recursos geridos pela Fundação Municipal de Cultura de Palmas. Mais informações podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.
Segundo o artista e proponente, já foram ministradas 16 aulas no período de dois meses, entre maio e junho últimos, com atividades que envolveram a preparação de todas as partes componentes dos dois violões que estão sendo produzidos. “A fase atual em que se encontram os dois instrumentos em questão, é a de conclusão das caixas de ressonância. Aproveitando o período de férias, as mesmas caixas de ressonância foram levadas pelos participantes para que contem com o tempo necessário para a elaboração de livre decoração, decoração essa que poderá ser objeto de análise da parte dos profissionais do CAPSi. Lembrando que a arte que aplicarão livremente será protegida pelo acabamento convencional a ser aplicado ao final de toda a atividade de construção”, ressaltou o oficineiro.
A oficina conta com duas turmas e 30 aulas, sendo 1h cada aula e com duração de três meses e meio, sempre às terças e quintas, sendo uma turma pela manhã, às 10h, e outra pela tarde, às 14h. O público-alvo é infanto-juvenil, entre 8 e 17 anos, com 10 alunos por turma. Ao final, será realizada uma cerimônia de encerramento com apresentação dos instrumentos confeccionados.
Medidas de acessibilidade
O Projeto adotou como medidas de acessibilidades, o local de realização e encerramento, que conta com rotas acessíveis, com espaço de manobra para cadeira de rodas, rampas, corrimãos e guarda-corpos, iluminação adequada, banheiros adaptados e linguagem simples.
Contrapartida social
O Projeto Oficina de Luthieria Juvenil, como uma contrapartida social, doará o instrumento confeccionado na oficina, um violão, à unidade de Saúde pública parceira e sede do Projeto.
Ficha técnica
Pedro Bartolomeu Jacinto Lima – Idealizador, proponente e oficineiro; Carlos Eduardo de Abranches Campos – Coordenador Executivo; e Ronaldo Coelho Teixeira – Assessor de Imprensa.
Sobre o artista
Pedro Bartolomeu Jacinto Lima, brasileiro, natural de Pedro Afonso (TO), 66 anos, reside em Palmas (TO). Estudou um período de Gestão Ambiental na Ulbra, Palmas (TO) em 2017; estudou três períodos de Artes Cênicas e Plásticas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Brasília (DF) entre 2007 e 2008; concluiu o antigo Segundo Grau na Escola Sesc, em Palmas (TO), em 2005; cursou Base Holística na Universidade da Paz (Unipaz), Brasília (DF), em 2000. Como qualificações e atividades profissionais, participou de atividades e cursos diversos ligados à Cultura, precisamente voltados para a arte da luthieria. Realizou em Palmas-TO., a Oficina de Luthieria Convencional em 2024 com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, na categoria linguagens artísticas – Música, módulo III.
Redes sociais do artista na internet
INSTAGRAM - @pedro_bartolomeu_luthier
FACEBOOK – Pedrobartolomeujacintolima
TELEGRAM – Piano Yoga
Serviço
O quê: Oficina de Luthieria Juvenil, de Pedro Bartolomeu, está sendo realizada em Palmas, por meio da Lei Política Nacional Aldir Blanc
Como: Oficina gratuita para pacientes atendidos no CAPSi infanto-juvenil, cerimônia de encerramento com doação de instrumento musical e entrega de certificados
Quando: a partir de 13 de maio de 2025 (às terças e quintas-feiras entre maio e julho de 2025)
Horário: às 10h e às 14h
Onde: Centro de Atenção Psicossocial - CAPSi ACSU-SO 130 (1.301 Sul) - Palmas-TO)
Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]
Mín. 20° Máx. 34°