Quinta, 26 de Novembro de 2020 17:49
63 9 8473 3732
Gurupi Sicteg On

Inteligência Artificial foi destaque durante abertura da 6ª Sicteg On

Durante a Sicteg On acontecerão palestras, workshops, minicursos, mesa redonda, desafio de game, campeonatos de LOL e Minecraft, dentre outras atividades.

29/10/2020 11h24 Atualizada há 4 semanas
134
Por: Redacão Fonte: Redação
Inteligência Artificial foi destaque durante abertura da 6ª Sicteg On

Na noite desta quarta-feira (28), foi realizada de forma online a abertura oficial da 6ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg ON), que devido a pandemia do novo Coronavírus, está acontecendo em ambiente totalmente virtual. Representantes dos segmentos governo, academia e empresas participaram da abertura e destacaram o papel da ciência e da tecnologia em tempos de desafios.

Entre as autoridades participantes, esteve o Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim. Ele agradeceu o convite e enalteceu a proposta da Sicteg On. “Esse ano mostrou que a transformação digital chegou para mudar e acelerar alguns processos e o ambiente de popularização da ciência não poderia ser diferente. Esta iniciativa da Sicteg está inserida na nossa proposta do MCTI de mês nacional de ciência, tecnologia e inovações”, disse, concluindo que o trabalho do programa Inova Gurupi deve ser um exemplo a ser seguido por outros Estados.

O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, durante a abertura ressaltou o crescimento da Sicteg ao longo dos anos e a proporção que o evento tem tomado. “Cada ano tem aumentado a participação das pessoas, graças ao trabalho árduo de todos os envolvidos. Gurupi tem colhido bons frutos deste trabalho voltado para a ciência e tecnologia. Foi uma semente bem plantada e tenho certeza que cada vez mais as pessoas compreenderão a importância de investir em ciência e tecnologia”, destacou o prefeito.

Os reitores das Universidades UnirG, UFT, IFTO, UNITINS e UFNT também participaram da cerimônia. A Sara Falcão, reitora da Universidade de Gurupi – UnirG, anfitriã do evento, se mostrou entusiasmada com a proposta da Sicteg On para este ano. “Estou feliz pela UnirG ser anfitriã. Já temos mais de 6 mil inscritos, 4 países e 20 Estados brasileiros envolvidos, rompendo fronteiras e mostrando aquilo que Gurupi tem feito na área da ciência e tecnologia. A pandemia nos ensinou muitas coisas, entre elas, viver em um mundo tecnológico”, disse.  

O Presidente da Fecomércio-TO, Itelvino Pisoni, um dos parceiros do evento, disse que a Sicteg ON coloca Gurupi dentro do cenário de inovação nacional. “Mesmo de forma virtual, os participantes terão acesso a centenas de palestras e workshops que engrandecerão seus conhecimentos a cerca do empreendedorismo, da ciência e da tecnologia, principalmente nos colocando mais próximos deste ambiente que, devido a pandemia, nos vimos obrigados a nos adaptar, que é a inteligência artificial”, afirmou.

Já o presidente do conselho de gestores das Instituições de Ensino Superior do Sul do Tocantins, Marcelo Terra, agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e relatou sobre os desafios de realizar o evento em tempos de pandemia. “Na primeira edição, seis anos atrás, tivemos a participação presencial de seis mil pessoas. Na quinta edição foram mais de 30 mil. Este ano, de repente veio a pandemia, mas não paramos. Convocamos o conselho de gestores e juntos com a coordenação do programa Inova Gurupi tivemos a ideia de fazer a Sicteg online e graças a Deus está tendo um resultado excelente até aqui”, relatou.

Palestra de abertura

Após a cerimônia, teve também a palestra de abertura, ministrada pelo secretário Paulo Alvim, com o tema: “O desafio de fortalecer o ecossistema de inovação a partir da oportunidade do bioma amazônico”. “Temos ciência em tudo e muitas vezes a sociedade não percebe. E a pandemia por incrível que pareça foi um momento significativo para a popularização do papel da ciência na solução dos problemas e desafios, seja a nível regional, nacional ou mundial. Ninguém tem dúvida que a solução da Pandemia passa diretamente pela ciência”, destacou Alvim durante sua palestra.

A Sicteg On

Este ano a Sicteg On tem como tema a Inteligência Artificial como a nova fronteira da ciência brasileira. O evento é 100% online e totalmente gratuito. Para participar basta acessar o site https://sictegon.unirg.edu.br/.

Durante a Sicteg On acontecerão palestras, workshops, minicursos, mesa redonda, desafio de game, campeonatos de LOL e Minecraft, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de apresentações culturais. O evento segue até esta sexta-feira (30).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.