Terça, 24 de Novembro de 2020 11:20
63 9 8473 3732
Política Fake News

Justiça determina retirada de Fake News contra Gutierres

Em sua decisão, o juiz Nilson Afonso da Silva destaca a responsabilidade da imprensa com a veracidade dos fatos que divulga.

01/11/2020 15h57 Atualizada há 3 semanas
96
Por: Redacão
Justiça determina retirada de Fake News contra Gutierres

A Justiça Eleitoral determinou a retirada de Fake News publicadas em sites que traziam ataques mentirosos fabricados por adversários com o único objetivo de atingia a honra do candidato a prefeito de Gurupi , Gutierres Torquato.

A decisão do juiz da 2a Zona Eleitoral, Nilson Afonso da Silva, determina também que os veículos de comunicação mencionados sejam impedidos de publicar e propagar tal conteúdo nas redes sociais, pelo Whatsapp e demais meios de comunicação sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 20 mil.

Em sua decisão, o juiz Nilson Afonso da Silva destaca a responsabilidade da imprensa com a veracidade dos fatos que divulga. “É certo, que embora seja livre a manifestação do pensamento, tal direito não é absoluto. Assim, os órgãos da imprensa devem sempre estar atentos à veracidade das notícias, buscando fontes fidedignas, ouvindo as partes interessadas e afastando qualquer dúvida quanto à veracidade do que veiculará”, traz a decisão. 

O juiz cita ainda o conteúdo tendencioso divulgado pelos sites, sem indicar qualquer fonte para as informações. “Os trechos das matérias jornalistas veiculadas pelos representados C.R. DE BRITO e TRIBUNA DO POVO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE EIRELI, possuem conteúdo tendencioso a degradar a imagem pessoal e pública do candidato Gutierres Torquato”, refutou. 

A decisão ainda menciona o fato de notícias falsas, como a que foi publicada contra Gutierres, terem a intenção de confundir o eleitorado. “Certo que em período de campanhas eleitorais, toda informação deve ser segura, sob pena confundir o eleitorado, prejudicando a correta percepção e consequentemente fomentando o desequilíbrio na disputa, portanto, toda notícia deve ser segura visando respeitar a honra das pessoas e a lisura do pleito”, traz a decisão.

Em uma postagem nas redes sociais, Gutierres lamenta a forma desrespeitosa e desleal com que seus adversários estão tratando a eleição em Gurupi. “Infelizmente temos recebido ataques nas redes sociais com mentiras e notícias falsas que atingem a nossa família, os nossos amigos, a nossa honra. Coisas da velha política. Por isso, peço a vocês que não acreditem nas mentiras que eles enviam por WhatsApp. E não aceitem provocações nas redes sociais”, disse.

Gutierres reforça seu compromisso com o povo de Gurupi de fazer uma campanha limpa, com o intuito de debater projetos que continuem melhorando a vidas das pessoas. Ele também faz um chamamento aos eleitores que querem ver uma campanha sem mentiras nem agressões. “Defenda Gurupi das Fake News. A nossa campanha é feita de propostas, não de mentiras. Vamos fazer uma eleição limpa, honesta. Gurupi precisa continuar no caminho da verdade. No caminho certo”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio