Segunda, 18 de Janeiro de 2021 19:44
63 9 8473 3732
Política Requerimentos

Câmara Municipal aprova requerimentos de Sargento Jenilson para a implantação de laboratórios para exames de sanidade dos equídeos e a adequação das vias públicas com acessibilidade

O Objetivo da solicitação é combater o chamado de Mormo, doença silenciosa que é provocada pela bactéria Burkholderia Mallei: uma doença infecciosa que atingem equídeos.

26/11/2020 16h40
225
Por: Redacão
Câmara Municipal aprova requerimentos de Sargento Jenilson para a implantação de laboratórios para exames de sanidade dos equídeos e a adequação das vias públicas com acessibilidade

 

Na pauta da 4ª Sessão Ordinária do mês de novembro, nesta quinta-feira, (26), foram apresentados e aprovados dois requerimentos do vereador Sargento Jenilson. 

 

Um deles destinado ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado 274/2020, solicitando providências quanto ao Poder Executivo, a implantação de laboratórios públicos regionais para exames periódicos de sanidade dos equídeos. 

 

O Objetivo da solicitação é combater o chamado de Mormo, doença silenciosa que é provocada pela bactéria Burkholderia Mallei: uma doença infecciosa que atingem equídeos (cavalos, jumentos, burros e mulas).  

 

É uma zoonose que pode ser transmitida tanto em animais quanto em humanos e pode levar à morte. Ocorre geralmente pela ingestão de água ou comida contaminada e a doença não tem tratamento e os animais devem ser sacrificados. 

 

A grande preocupação é que o número de casos da doença tem aumentado no Brasil e que possa circular em todo o estado, em cavalgadas, no esporte de quinos e até mesmo no homem do campo. De acordo com o requerimento, em 2016 houve um caso em Formoso do Araguaia provocando muitos danos econômicos à região. 

 

No requerimento 293/2020, direcionado ao Prefeito de Gurupi, aprovado por unanimidade, solicita o atendimento imediato ao Ministério Público Estadual ao ICP 08/2013. 

 

Conforme lei de acessibilidade para adequação total das vias públicas, calçadas, passeios e acesso em espaço público e órgãos da administração direta e indireta. A ideia é favorecer a população maior acessibilidade aos que sentem dificuldades de locomoção, devido o fluxo comercial ter maior concentração de pessoas. 

   

Estas matérias foram produzidas ainda em janeiro de 2020 e devido à pandemia só agora são apresentadas em Sessão Ordinária na Câmara. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio