Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 16:10
63 9 8473 3732
Educação Curso de Jornalismo

Curso de Jornalismo da UnirG inova na oferta de graduação com foco em dados e ambientes digitais

A nova matriz curricular continuará compreendendo as disciplinas básicas para o desenvolvimento na profissão, tais como radiojornalismo, telejornalismo, produção multiplataforma, teorias do jornalismo, dentre outras

19/01/2021 10h05
109
Por: Redacão Fonte: Redação
Curso de Jornalismo da UnirG inova na oferta de graduação com foco em dados e ambientes digitais

A Universidade de Gurupi (UnirG) oferece neste primeiro semestre de 2021, o curso de “Jornalismo de Dados” com a reformulação de sua matriz curricular, propondo uma reinvenção do Jornalismo já ofertado há quase 20 anos pela Instituição. Com o objetivo de modernizar os processos educacionais e instalar-se definitivamente nos ambientes digitais, o novo formato possibilita uma ampla área de atuação no mercado de trabalho.
 
A coordenadora do curso, professora Alessandra Duarte, explica que os conhecimentos relacionados ao Jornalismo de Dados possibilitam ao aluno a conexão de ferramentas, abordagens e de informação, para construir reportagens usando bancos de dados públicos, analisando tendências, interpretando gráficos, dados e tabelas e traduzindo para conteúdos relevantes.

“O objetivo não é substituir completamente o jeito de fazer Jornalismo, mas de adaptar aos tempos em que todos estão conectados, em que as informações estão disponíveis na rede mundial de computadores. Diante das novas realidades, os cursos de Jornalismo não podem ficar alheios às transformações”, destaca Duarte.

A nova matriz curricular continuará compreendendo as disciplinas básicas para o desenvolvimento na profissão, tais como radiojornalismo, telejornalismo, produção multiplataforma, teorias do jornalismo, dentre outras, mas traz disciplinas com novas abordagens, como “ambientes digitais e comunicação colaborativa”, “dados e jornalismo na internet”, “design e interface nas mídias digitais”.  

Além disso, a Universidade conta com laboratórios próprios, um estúdio de televisão e outro de rádio, com os equipamentos necessários para o desenvolvimento de habilidades durante as disciplinas. Cada estúdio conta com um apoio de técnicos habilitados, disponível para auxiliar os acadêmicos. Os professores são todos mestres com experiência de mercado, acadêmica, com publicações de livros e artigos de autoria própria, pesquisas científicas em andamento e projetos de extensão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.