Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 15:01
63 9 8473 3732
Gurupi Vacina Antirrábica

CCZ de Gurupi inicia vacinação antirrábica na zona rural

O último caso de raiva em animais, registrado em Gurupi, foi em 2007, quando foi confirmada a infecção de um cão.

26/01/2021 13h14
96
Por: Redacão Fonte: Redação
 CCZ de Gurupi inicia vacinação antirrábica na zona rural

A prefeitura de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia nesta quarta-feira, 27, a vacinação antirrábica na zona rural do município. Conforme cronograma do Estado, esta campanha será dividida em duas etapas, sendo a zona rural, a primeira.

Segundo o coordenador do CCZ, Marcus Teixeira, a meta é vacinar 1.617 cães e 1.062 gatos. A zona rural está dividia em seis rotas e a previsão é que em seis semanas essa etapa seja concluída.  Ele ainda informou que para este trabalho estarão envolvidos seis profissionais, sendo cinco fiscais e um médico veterinário.

O coordenador destaca a importância dessa ação para a garantia da saúde animal, principalmente, porque a última vacinação antirrábica aconteceu em 2018. “Acreditamos que nossa equipe será muito bem recebida nas propriedades rurais, pois os donos de animais reconhecem a importância de mantê-los vacinados”, enfatizou.

O último caso de raiva em animais, registrado em Gurupi, foi em 2007, quando foi confirmada a infecção de um cão.

 

Saiba Mais:

A raiva canina é uma zoonose gravíssima e fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal. A melhor forma de prevenção é vacinar corretamente o pet: um ato de amor e proteção em relação ao cachorro e a todos que convivem com ele.

Os principais sintomas, que começam após o período de incubação, são irritabilidade, desorientação e agressividade, e vão se tornando progressivamente mais graves. Assim, o animal contaminado aos poucos vai perdendo domínio de sua capacidade de resistência física e psíquica para se tornar abatido, irritadiço, agressivo e descoordenado em todos os sentidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.