Terça, 13 de Abril de 2021 06:44
63 9 8473 3732
Saúde Medicamento

Medicamento para infecção grave associada ao Vírus Sincicial está disponível para municípios

O Palivizumabe é o principal medicamento para prevenção de infecções do Vírus Sincicial Respiratório em crianças

11/03/2021 13h57
153
Por: Redacão Fonte: Redação
 Medicamento para infecção grave associada ao Vírus Sincicial está disponível para municípios

A Secretaria de Estado da Saúde comunica às equipes municipais de Saúde que está disponível o medicamento Palivizumabe, para a prevenção da infecção grave associada ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmonares em recém-nascidos e crianças pequenas. O medicamento é destinado a crianças prematuras com idade gestacional de até 28 semanas; e, crianças com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita, com até dois anos de idade, conforme protocolo de uso elaborado pelo Ministério da Saúde (PORTARIA MS/SAS N° 522/2013).

A técnica da SES, Caroline Raposo informa que será enviado material orientativo aos municípios reforçando a disponibilidade do medicamento e público alvo. “Na região Norte do país a sazonalidade do VSR acontece nos meses de fevereiro a junho, portanto, o período de aplicação do medicamento será nos meses de janeiro a maio, uma dose por mês, totalizando cinco doses. As equipes dos municípios serão responsáveis por encaminhar as crianças a um dos três centros de aplicação do medicamento no Estado”, reforça a técnica.

O Ministério da Saúde orienta a aplicação do medicamento Palivizumabe nas crianças, mesmo diante do cenário da pandemia da Covid-19. Para o recebimento do medicamento a criança deverá passar por consulta médica para avaliação do especialista (Pneumologista, Cardiologista, Neonatologista e/ou Pediatra).

O medicamento é administrado (aplicado) em três centros: o Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, é referência para os municípios que compõem a Região Macro Centro Sul, para crianças de até um ano de idade; já o Hospital Infantil de Palmas, para crianças a partir de um ano de idade até dois anos completos. Já o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado, é referência para toda a Região Macro Norte, que atende todo o público alvo do medicamento.

Palivizumabe

O Palivizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado, que apresenta atividade neutralizante e inibitória contra o VSR. Trata-se de um produto que provoca uma imunização passiva, o que o diferencia das vacinas, uma vez que estas estimulam a produção de anticorpos pelo organismo do indivíduo, representando uma forma de imunização ativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio