Terça, 13 de Abril de 2021 06:41
63 9 8473 3732
Gurupi Questionamentos

Educação Municipal: Processo seletivo de professores em Gurupi gera questionamentos

O certame que fez o processo seletivo por análise curricular foi lançado no dia 22 de fevereiro e abriu 47 vagas

17/03/2021 11h23 Atualizada há 4 semanas
764
Por: Redacão Fonte: Redação
Educação Municipal: Processo seletivo de professores em Gurupi gera questionamentos

O processo seletivo  para contratação de professores temporários para atuarem  nas Unidades  municipais de ensino de Gurupi, foi questionado por alguns moradores e autoridades, que pedem explicação.  Segundo eles,  as vagas poderiam ser ocupadas por  classificados no último concurso da educação.

O certame que fez o processo seletivo por análise curricular foi lançado no dia 22 de fevereiro e abriu 47 vagas.  A prefeitura também convocou 10 aprovados no último concurso. https://tonoticia.com.br/noticia/2112/prefeitura-de-gurupi-fara-selecao-de-professor-por-analise-curricular

A convocação das 10 vagas não convenceu, visto que 47 foram contratados, teoricamente tomando lugar dos futuros efetivos. Esse foi o questionamento da vereadora Marilis Fernandes (PP),  pois segundo ela, os aprovados têm um direito adquirido e o concurso ainda não venceu. " O que precisamos entender é o motivo de tantos contratos. Em dezembro do ano passado foram exonerados mais de 100 e agora contratados 47, isso quer dizer que  estamos com um déficit de profissionais da educação. Nossa luta maior é que todos os concursados  ocupem essas vagas", destacou a parlamentar.

A Secretaria da Educação de Gurupi justificou  que existe professores efetivos da educação  que são cedidos para outros órgãos ou  estão de licença,   e se acontecer  a convocação de um numero maior de efetivos nesse momento pode haver um impacto  negativo futuramente. Veja a justificativa na integra: 

 “Pode surgir questionamentos a respeito dessa contratação mediante análise curricular já que ainda existem mais aprovados, no último concurso, no cadastro de reserva. É justamente porque esses déficits não são vacância de concurso, são de servidores nossos que muitas vezes estão cedidos para outras instituições ou em licenças diversas. Há ainda os convênios ou termos de cooperação técnica com algumas instituições particulares que por não serem estrutura própria da secretaria, não podem ser gerados efetivação de servidores para estas instituições”.

Apesar das justificativas, a vereadora Marilis Fernandes disse que já fez um documento  e levou ao  Ministério Público para apurar melhor essa situação.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio