Domingo, 20 de Junho de 2021 22:37
63 9 8473 3732
Saúde Doação de leite

Rede Estadual de Banco de Leite Humano reforça importância da doação para salvar vidas

Campanha de incentivo à doação deste ano quer sensibilizar a sociedade e levar informação sobre benefícios da amamentação com leite materno

18/05/2021 17h54
83
Por: Redacão Fonte: Da assessoria
Rede Estadual de Banco de Leite Humano reforça importância da doação para salvar vidas

Nesta quarta-feira, 19, é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, e é sobre este ato, que pode salvar a vida de bebês que necessitam desse alimento primordial nos primeiros meses de vida, que o Banco de Leite Humano do Tocantins reforça a importância da doação.

 

Com o tema “A pandemia trouxe mudança, a sua doação trás esperança”, a campanha de incentivo à doação deste ano, que se inicia nesta quarta-feira e segue até o dia 25 de maio, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, benefícios da amamentação e, ainda, levar informação sobre a doação segura, mesmo durante a pandemia da Covid-19.

 

“Tivemos meses, mesmo durante a pandemia, que batemos recorde de doação. Mostramos para as mães a segurança do nosso trabalho, do recolhimento do leite e, principalmente, da importância da doação, que faz a diferença na vida dos bebês. Aproveitamos esta semana para que possamos conseguir mais doadoras e aumentar os estoques”, explicou a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina, Walkíria Pinheiro.

 

A doação de leite é um ato de amor, carinho e solidariedade. E foi pensando nisso que a Renata Gomes Uchôa se tornou uma doadora de leite humano. “É muito gratificante. Eu tenho esse compromisso todos os dias pela manhã. Fico muito feliz em poder ajudar outros bebês a se alimentarem, pois a gente sabe que o melhor leite é o materno e agradeço a Deus por poder contribuir com essas mães”.

 

A policial militar, que é mãe do João Augusto, de quatro meses, conta que começou a doar após perceber que, mesmo após amamentar seu filho, o leite sobrava. “Entrei em contato com o 0800 do Banco de Leite. A Jacianny, enfermeira do Banco de Leite, veio até minha casa e me ensinou como ordenhar, faço com a mão mesmo e acho super prático. Ela explicou como funciona todo o processo, é bem simples e então sou doadora até hoje e espero que por um bom tempo possa fazer isso”, enfatizou Renata.

 

Doação segura

As mães que desejam ser doadoras de leite humano podem entrar em contato através do telefone 08006468283 ou (63) 3218-7734. Após o contato, a mãe será cadastrada e receberá a visita de uma enfermeira do Banco de Leite. Um kit para a coleta será entregue à doadora, com touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados, bem como informações e orientações do procedimento de coleta e armazenamento do leite. Vale lembrar que leite que for coletado pode ficar armazenado de 7 a 10 dias.

 

“Todo o procedimento, da visita até o recolhimento do leite doado, é feito de forma segura. Seguimos protocolos rígidos de higiene e de prevenção à Covid-19”, enfatizou Walkíria.

 

Rede

A Rede Estadual de Banco de Leite Humano do Tocantins possui três bancos, localizados em Palmas, Araguaína e Gurupi, além dos postos de coleta no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio