Terça, 27 de Julho de 2021 01:36
63 9 8473 3732
Geral Ações de controle

Ações de controle da raiva dos herbívoros atende produtores rurais e indígenas no município de Lagoa da Confusão

Desde o último dia 23, a Adapec mantém uma equipe do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, em Lagoa da Confusão.

28/06/2021 11h42
129
Por: Redacão Fonte: Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins,
Ações de controle da raiva dos herbívoros atende produtores rurais e indígenas no município de Lagoa da Confusão

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realiza desde o último dia 23 e segue até a próxima quarta-feira, 30, uma ação de controle da raiva dos herbívoros, na aldeia indígena Lankrekré, da etnia Krahô-Canela e na região do Capão do Coco, no município de Lagoa da Confusão.

 

De acordo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus, a Agência está usando nesta região o mapa de calor, que é uma base de dados, coletada da carta-aviso, quando o produtor informa se há ou não, na sua propriedade a presença de animais com sugaduras por morcegos.

 

“Esse mapa é atualizado semestralmente pelo o Núcleo de Estudos Avançados em Geoprocessamento e Estatísticas (Neage) da Adapec, que apresenta dados científicos sobre a ocorrência nessas regiões de maior risco para a raiva dos herbívoros. As informações são de fundamental importância para o direcionamento de ações específicas dos trabalhos nessas regiões, onde há presença de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva dos herbívoros, por isso, estamos nesta região seguindo os dados epidemiológicos do mapa de calor, que mostra que ali houve ataques de morcegos hematófagos,” disse Raydleno.

 

Na região, a Adapec está realizando monitoramento de abrigos cadastrados e cadastramento de novos, capturas de morcegos hematófagos durante o dia em abrigos e a noite com armadilhas de redes em currais e pocilgas. Também estão sendo feitas orientações aos produtores rurais e população indígena sobre prevenção e sintomas da doença nos animais, formas de transmissão, cuidados e como proceder em casos de notificações comunicando a Agência.

 

Sintomas

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

 

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação à defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato também, por meio do Disque Defesa no 0800 063 11 22.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Lagoa da Confusão - TO
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio