Terça, 27 de Julho de 2021 02:06
63 9 8473 3732
Saúde Segunda dose

Secretaria de Saúde de Gurupi reforça a importância da segunda dose contra a Covid  

A eficácia do imunizante só é garantida, caso a pessoa tome as duas doses conforme estabelece o fabricante.

07/07/2021 10h40 Atualizada há 3 semanas
77
Por: Redacão Fonte: SECOM Prefeitura
Secretaria de Saúde de Gurupi reforça a importância da segunda dose contra a Covid  

A maioria das vacinas contra a Covid-19, são dose dupla: Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Até agora apenas a Janssen é dose única. Interromper este esquema da segunda dose compromete a imunização. A eficácia do imunizante só é garantida, caso a pessoa tome as duas doses conforme estabelece o fabricante.

 

Segundo os infectologistas, a primeira dose provoca o sistema de defesa a produzir anticorpos; a segunda dose reforça essa produção de anticorpos.     

 

A Secretaria de Saúde de Gurupi reforça o chamamento às pessoas que já tomaram a primeira dose que procurem a Policlínica, das 8 às 17 horas, para tomar a segunda dose, caso esteja no período indicado no cartão de vacina.

 

O diretor de Vigilância e Proteção à Saúde, Marcus Teixeira Marcolino, explica que uma dose estimula a resposta imunológica, e depois de um certo tempo tem um reforço dessa dose para potencializar essa defesa e a pessoa ficar imunizada. "É importante não perder o prazo. Tem muitas vacinas que se você perder o prazo tem que fazer todo o esquema vacinal. Então quando você tem a Coronavac, por exemplo, que tem um prazo de 28 dias, é porque teve um estudo que comprovou que nesse período teria a resposta do estímulo, então se você toma antes ou depois do prazo não terá a mesma eficácia. Tomar a segunda dose no prazo correto é de suma importância”, explica.

 

Conforme Marcolino, tem pessoas que alegam que tomaram as duas doses e tiveram a doença, mas os dados comprovam que quem tomou dentro do período correto os resultados são super positivos. “Inclusive, as primeiras pessoas que tomaram a Coronavac e receberam a segunda dose dentro do período, os nossos dados revelam que o índice de complicações foi baixíssimo", revelou.

 

Intervalo entre 1ª e 2ª Doses:

Ø  Coronavac – 28 dias

Ø  Pfizer– 90 dias

Ø  AstraZeneca – 90 dias

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio