Terça, 27 de Julho de 2021 02:01
63 9 8473 3732
Estado Telemedicina

Programa de telemedicina "TO Saúde" traz mais agilidade e eficiência nos atendimentos

Plataforma on-line de atendimentos médicos conta com teletriagem, teleconsulta, telinterconsulta e telemonitoramento

16/07/2021 10h29
94
Por: Redacão Fonte: Laiane Vilanova/Governo do Tocantins
Programa de telemedicina

Em dois meses de atuação, a plataforma de atendimento médico on-line “TO Saúde” já garante mais agilidade e eficiência nos atendimentos, entre teletriagem, teleconsulta e telemonitoramento. A plataforma lançada pelo Governo do Tocantins e que oferece atendimento personalizado em mais de 30 especialidades tem como objetivo otimizar, qualificar e reduzir a fila de espera por consultas especializadas do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg).

Foi o caso do auxiliar de produção Jackson Carlos, morador de Gurupi, que há três meses esperava por uma consulta com um médico neurologista. “Eu sofri um acidente há alguns meses e tive traumatismo craniano. Por conta disso, preciso tomar remédios e fazer exames para então voltar a ter uma vida normal.”

Para quem possui internet em casa, a consulta pode ser realizada sem que o paciente tenha que ir até a unidade de saúde, mas no caso de Jackson Carlos, que não possuía conexão em casa, foi preciso ir até o consultório virtual montado na unidade básica de saúde (UBS) para concluir o atendimento. O auxiliar de produção gostou da novidade. “É diferente, eu nunca tinha feito uma consulta pelo computador, mesmo não tendo o médico frente a frente eu gostei da experiência, e acho que vai ajudar muitas pessoas que esperam há tempos por uma consulta com um especialista”, finalizou.

O auxiliar de produção chegou até a unidade após uma busca ativa realizada pela equipe da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a equipe de Atenção Básica e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus), entre os dias 13 e 15 de julho.

Por meio dos dados disponibilizados pela Semus, foi feita uma ligação para os pacientes que constavam na lista de espera e agendadas as consultas virtuais. A diretora de Atenção Especializada da SES, Sylmara Guida Correia Glória, explicou que a ação em Gurupi teve o intuito de intensificar os atendimentos na plataforma e promover o programa de telemedicina na comunidade. “Realizamos essa força-tarefa aqui em Gurupi, para localizar pacientes que esperam na fila desde 2016 e prosseguir com esses atendimentos, otimizando assim, a demanda reprimida”, destacou.

Atualização cadastral

A busca ativa realizada pela equipe da SPAS/SES apontou ainda que muitos dados de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão desatualizados, como telefone e endereço, dificultando assim a oferta dos serviços contratados aos usuários do SUS. “Reforçamos que as pessoas que esperam por uma consulta especializada há muito tempo que procurem suas unidades básicas de saúde e atualizem seus dados, para que assim, elas consigam agendar suas consultas”, ressaltou a diretora de Atenção Especializada da SES, Sylmara Glória. 

Teletriagem e Telemonitoramento Covid

O lançamento do “TO Saúde” nesse momento da pandemia contribuiu também para diminuir a demanda causada pelos casos de Covid-19. Após o cadastro inicial na plataforma, o cidadão passa por uma triagem e se for classificado com grau moderado ou grave para Covid-19, é atendido imediatamente por teleconsulta com o médico, e logo seguirá com o monitoramento por 14 dias. Se for classificado com grau leve, o paciente é acompanhado por enfermeira, oferecendo em tempo oportuno o atendimento, reduzindo assim possíveis agravamentos.

Sylmara Glória explicou que no momento pandêmico, a plataforma é a maneira mais segura de ofertar os atendimentos de Covid-19, em tempo oportuno evitando assim possíveis agravamentos, além de evitar aglomerações e otimizar, qualificar e reduzir a oferta dos serviços especializados oprimidos. 

O enfermeiro Tassio Silva, que também é diretor da UBS Ulisses Moreira Milhomem, aprovou a implementação do sistema. “Gurupi tem uma cultura ainda de tratar apenas a doença, o morador só vem a unidade quando está doente e nós queremos promover a saúde. Eu acredito que o TO Saúde tem tudo para ser um projeto promissor nesse sentido, facilitando uma comunicação mais próxima com o paciente, de dentro da casa dele e permitindo uma avaliação do quadro desse paciente sem que ele tenha que se deslocar até a unidade de saúde”, ressaltou. 

Além do atendimento ambulatorial especializado, a telemedicina permite marcação de exames e prescrição de receitas. Como no caso da dona de casa Zulmira Araújo da Costa, que há pelo menos três meses aguardava por duas consultas com especialistas, dermatologista e neurologista.

A idosa, atualmente com 69 anos, sofreu um acidente vascular cerebral há um ano e desde então precisa de acompanhamento médico constante. “Eu tomo remédio todo dia e preciso da receita para poder retirar esses remédios na farmácia, preciso também de fisioterapia e para isso tenho que passar no médico”, relatou.

Para a idosa, a consulta feita através do computador foi uma novidade. “Não tem o toque né, mas a médica foi muito boa, eu estava precisando desse atendimento. Gostei muito de ser atendida logo”, ressaltou.

Implantação nos municípios

Além de Gurupi, o município de Porto Nacional também recebeu a força-tarefa da SPAS/SES em junho, no qual foram realizados atendimentos e capacitação com a equipe técnica do município. A próxima cidade a receber a força-tarefa será Araguaína.


Especialidades

Além de consultas com médicos clínicos e enfermeiros, o usuário terá acesso às seguintes especialidades: Alergia e Imunologia Pediátrica, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Dermatologia, Dermatologia Pediátrica, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia Pediátrica, Mastologia, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição Pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria Pediátrica, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica e Urologia.

Para acessar a plataforma e usufruir dos serviços ofertados, os pacientes devem acessar o link https://tosaude.to.gov.br/public-login e fazer seu cadastro ou baixar o aplicativo “TO Saúde”, disponível para download na loja de aplicativos do seu smartphone.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio