Sexta, 17 de Setembro de 2021
63 9 8473 3732
Gurupi Aulas híbridas

Membros do Consup decidem por unanimidade o retorno das aulas presenciais híbridas

A assembleia ocorreu on-line, na tarde de hoje, com transmissão via Google Meet e contou com a participação de mais de 220 pessoas.

13/08/2021 09h10
92
Por: Redacão Fonte: ASCOM/UnirG
Membros do Consup decidem por unanimidade o retorno das aulas presenciais híbridas

A primeira pauta da reunião do semestre do Conselho Superior da UnirG – Consup foi marcada pela votação do retorno das aulas presenciais da Universidade de Gurupi - UnirG. A decisão dos membros foi unânime em favor da volta às aulas, gradativamente, em formato híbrido a partir da próxima segunda-feira, 15. A assembleia ocorreu on-line, na tarde de hoje, com transmissão via Google Meet e contou com a participação de mais de 220 pessoas.

 

O objetivo do retorno das aulas presenciais em rodízio de turmas é manter a qualidade do ensino, mas cumprindo com rigor os protocolos de segurança da saúde dos alunos, professores e servidores da Instituição.

 

A reunião iniciou com a apresentação da proposta da pró-reitora de graduação, Drª Rise Rank, aos conselheiros de como serão aplicadas as aulas. Ela reforçou que desde o semestre passado os cursos de alta demanda já estão no formato, com aulas práticas e de estágios. “Muitos professores e servidores já receberam a primeira e segunda dose da vacina, alunos da saúde também já se vacinaram e faltam apenas os estudantes da faixa etária abaixo de 23 anos, conforme calendário do município. Com isso, consideramos a possibilidade do retorno presencial para todas as graduações”, pontuou a professora.

 

A professora celebrou a votação unânime dos membros dos conselheiros. “O plano que apresentamos foi aprovado porque fizemos uma proposta clara e flexível, respeitando a decisão dos cursos que têm particularidades de cada disciplina, compreendendo a situação de cada um. Deixamos a decisão para que os Conselhos de Cursos avaliem a melhor forma, sabendo que mais cedo ou mais tarde teremos que retornar presencialmente, de forma tranquila e segura. Nossa maior preocupação é o comprometimento da qualidade do ensino, afetada durante esse período de pandemia em que vivemos”, disse.

 

“Prezando pela qualidade do ensino, pedimos para que a modalidade híbrida fosse aplicada. Mas para que isso dê certo é importante que todos tenham consciência da responsabilidade de cumprir o protocolo de segurança para garantir a saúde da comunidade acadêmica. Não podemos deixar de evidenciar a parceria da Fundação UnirG, nos dando o apoio necessário para que professores, alunos e colaboradores estejam seguros e o retorno ocorra da melhor forma”, afirmou Rank.

 

O presidente da Fundação UnirG, Drº Thiago Miranda, destacou que esse é o momento em que a maioria dos estudantes está se preparando para a volta às aulas e para UniG também não deve ser diferente. “A votação unanime é um marco decisório do Consup, viabilizando pelo retorno presencial e não medimos esforços, nos preparando para que isso aconteça. Já adquirimos equipamentos necessários para a transmissão das aulas on-line, como câmeras, computadores e cabos para melhorar a wi-fi, instrumentos de aferição da temperatura, além da reposição do estoque de álcool 70%”, finalizou Miranda.

 

Como irá funcionar as aulas híbridas:

 

- Para o professor com comorbidade, alunos que ainda não vacinaram devido a faixa etária de vacinação, as aulas permanecerão 100% remotas;

 

- Os cursos em que alunos e professores estão vacinados, porém, as salas tenham até 25 estudantes, haverá um revezamento presencial de 15 em 15 dias das turmas;

 

- O sistema de revezamento também será para as salas com professores vacinados, porém apenas 50% dos alunos sejam vacinados. As turmas serão divididas, com participação em sala de aula e em casa, no formato remoto;

 

- As turmas que têm maior demanda de alunos e são vacinados, o revezamento será alternado semanalmente para que os estudantes possam participar tanto presencialmente como on-line, com a transmissão das aulas em tempo real.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.