Terça, 19 de Outubro de 2021
°

-

Gurupi Setembro Amarelo

Acadêmicos de Psicologia promovem ações sobre Setembro Amarelo

As ações serão realizadas no Campus II, Policlínica, Senai, Centro de Convenções Mauro Cunha e Serviço Escola de Psicologia – Sepsi, além da transmissão de palestras pelo Canal do YouTube do IFTO.

20/09/2021 às 17h25
Por: Redacão Fonte: Por Giselli Raffi - Jornalista
Compartilhe:
Acadêmicos de Psicologia promovem ações sobre Setembro Amarelo

No mês de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, mês adotado como símbolo mundial da data, os estudantes de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG promovem ações para debater sobre o assunto. A programação do evento iniciou na manhã de hoje, 20, e segue até o dia 24 com a realização de palestras, rodas de conversas e atendimentos psicológicos individuais, que ocorrem durante todo o semestre.

Na ocasião, entre os temas que serão ministrados estão: Cuidar da mente é Cuidar de você, Como promover a saúde mental em Família/Casa?, Quando reconhecer os sinais de risco à saúde mental e procurar ajuda?, Vamos conhecer o que é “setembro amarelo”?.

As ações serão realizadas no Campus II, Policlínica, Senai, Centro de Convenções Mauro Cunha e Serviço Escola de Psicologia – Sepsi, além da transmissão de palestras pelo Canal do YouTube do IFTO.   

 

Prevenção ao suicídio 

O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

O suicídio é a morte intencional auto infligida, quando a pessoa decide tirar sua própria vida. O comportamento suicida é um ato repleto de ambivalência entre o querer morrer e o querer viver de maneira diferente.

 

A escuta acompanhada de uma conversa calma e sem julgamento é fundamental.  Não ignore ou rejeite a pessoa que emite demonstrar vontade de se matar/morrer, não faça comparações com pessoas que estiveram em dificuldades piores, não diga que vai passar, não faça julgamentos morais. Nenhuma dessas atitudes ajuda a pessoa sob risco de suicídio

 

 

Onde procurar ajuda?

 

- CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Drª Sandra Nascimento de Oliveira Paiva

            Av. Bahia entre as ruas 15 e 16, (63) 3315-0031

Horário de funcionamento: 07h às 17h de segunda à sexta-feira

 

- Unidades Básicas de Saúde – UBS

 

- Serviço Escola de Psicologia – SEPsi - UnirG

Av. Guanabara, nº 1500, esquina com a rua 9, Centro

(63) 3612-7717

Horário de funcionamento: 07h às 19h de segunda à sexta-feira

 

- Suicídio é uma emergência médica. Em caso de emergência: SAMU (ligue 192) e Unidade de Pronto Atendimento - UPA. 

 

- O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua em todo o País e também oferece apoio emocional de forma gratuita. O atendimento é sigiloso pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.