Terça, 19 de Outubro de 2021
°

-

Gurupi Obras de esgoto

Saneamento básico: BRK Ambiental inicia nova etapa de obras de esgotamento sanitário em Gurupi

Nesta fase serão construídos 37 mil metros de redes de esgoto

30/09/2021 às 10h53
Por: Redacão Fonte: Da Assessoria
Compartilhe:
Saneamento básico: BRK Ambiental inicia nova etapa de obras de esgotamento sanitário em Gurupi

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em 47 municípios tocantinenses, dará início nos próximos dias a uma nova etapa da obra de expansão da rede de esgotamento sanitário em Gurupi, no Sul do Estado. Nesta fase, serão construídos 37 mil metros de rede nos bairros Waldir Lis e Alto da Boa Vista, com o objetivo de atender mais de quatro mil pessoas nesta região. Somente nesta etapa da obra, estão sendo geradas mais de 150 vagas de empregos.

 

O avanço deste serviço de saneamento no município representa mais qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico para a população. “A promoção da saúde é um dos principais benefícios do saneamento, mas podemos citar ainda a criação de novos postos de trabalho, que movimenta a economia, a arrecadação de impostos, que favorece os governos locais e consequentemente, toda a sociedade”, pontua Orlei José Tamanho Júnior, responsável operacional da BRK Ambiental em Gurupi.

 

Oportunidades

No início deste ano, a BRK Ambiental iniciou uma série de ações de seu Plano de Melhorias Operacionais 2021. Em Gurupi, Sul do Estado, a concessionária investirá nos próximos anos, cerca de R$ 145 milhões na ampliação dos serviços de esgotamento sanitário, da disponibilidade hídrica, garantia de segurança do abastecimento e qualidade da água, e em tecnologias para combater as perdas de água no processo de tratamento e distribuição. Todas essas obras trarão mais saúde para a população de Gurupi e oportunidades de emprego.

 

Entre os destaques desses investimentos estão: a obra de melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gurupi; ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pouso do Meio; e a obra da rede de esgoto, que já possui 250 km construídos e deve chegar a 571,7 km até 2024. “São obras grandes que trazem um impacto muito positivo para a economia local seja com relação aos benefícios socioeconômicos que o saneamento básico traz para a população, quanto também na geração de emprego e renda”, destaca Orlei.

 

As obras de ampliação da rede de esgoto, por exemplo, geram mais 300 empregos entre diretos e indiretos. Já a obra na ETE Pouso do Meio, abriu cerca de 80 novas vagas de trabalho dentre servente, pedreiro, carpinteiro, armador e outros profissionais da construção civil. “A preferência é sempre por mão de obra local, pois entendemos a importância que essas oportunidades de trabalho têm nestes cenários.”, explica Orlei.

 

Comunicados de obras

Sobre as obras de ampliação da rede de esgoto, Orlei reforça que as obras estão sendo realizadas em regime especial, com a abertura e fechamento das valas sempre ao fim do dia de trabalho. A proteção das áreas até a recuperação do asfalto no local também é realizada para evitar acidentes e maiores transtornos. Toda semana, a concessionária divulga em suas redes sociais e imprensa o cronograma de obras com as vias que serão interditadas.

 

“Havendo dúvidas ou reclamações, o cliente pode contatar a empresa pelos canais de atendimento”, finaliza Orlei. O contato pode ser feito pelo 0800 6440 195 ou no WhatsApp (11) 99988-0001.

 

Benefícios do saneamento

  • cada real aplicado em saneamento gera 4 reais de economia em saúde;
  • o custo de uma internação por infecção gastrointestinal é de 355,71 reais por paciente no SUS;
  • a coleta universal de esgoto representaria 74,6 mil internações a menos em nosso país;
  • 14 milhões de pessoas são afastadas do trabalho anualmente por diarreia ou vômito, ficando em média 3,32 dias longe das atividades;
  • o custo com as horas não trabalhadas somou 872 milhões de reais em 2015;
  • a universalização do saneamento tem potencial para criar 50 mil postos de trabalho, injetando 7,2 bilhões de reais em salários na economia.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.