Terça, 30 de Novembro de 2021
°

-

Geral Livro em destaque

Juspesquisador tocantinense escreve livro sobre Direitos e Limites da Comunicação no Cárcere

De acordo com o autor, “o livro busca contribuir para o debate interseccionado entre o Direito, a Comunicação e o território de cerceamento da liberdade humana, versando sobre limites legais, sociais e éticos possíveis e pouco encarados em pesquisas atuais.

25/10/2021 às 13h45 Atualizada em 25/10/2021 às 13h49
Por: Redacão Fonte: Redação
Compartilhe:
Juspesquisador tocantinense escreve livro sobre Direitos e Limites da Comunicação no Cárcere

O juspesquisador tocantinense, Giliarde Benavinuto Albuquerque Cavalcante Virgulino Ribeiro Nascimento e Gama, publicará um novo livro pela Editora Processo, do Rio de Janeiro.

O livro a ser publicado recebe o título de “Direitos, Comunicação e Cárcere: fronteiras ético-sócio-legais e a não coisificação da pessoa humana”, obra que debate questões sensíveis sobre a formação de narrativas jornalísticas, direitos de toda e qualquer pessoa humana e o ambiente do cárcere em tempos de crise.

De acordo com o autor, “o livro busca contribuir para o debate interseccionado entre o Direito, a Comunicação e o território de cerceamento da liberdade humana, versando sobre limites legais, sociais e éticos possíveis e pouco encarados em pesquisas atuais. Sem dúvida, todo o debate científico se serve à crítica dirigida, à reflexão guiada e à experimentação de questões por vezes não abordadas ante a elevada carga valorativa (moral, ética, etc). Não obstante, é preciso avançar em discussões que visam melhor aparelhar a sociedade e o seu próprio desenvolvimento, renegando cenários retrógrados, não científicos e que muito já fulminaram a pessoa, a dignidade humana e as estruturas democráticas fora e dentro do cárcere.”

O livro, ora sob processo editorial e com previsão de lançamento para meados de dezembro de 2021, foi aprovado pelo conselho científico e editorial da Editora carioca, que arcará com todos os custos ante decisão meritória pela qualidade do material apresentado. Convém dizer que, Renato Carvalho (Editor Chefe da Processo), anteriormente editor na  Renovar, participou do lançamento das primeiras obras de importantes personalidades do Judiciário brasileiro, como o ex-ministro Joaquim Barbosa (STF), o Ministro Barroso (STF), o Ministro Fachin (STF), dentre outros.

Giliarde Benavinuto Albuquerque Cavalcante Virgulino Ribeiro Nascimento é jurista pela Universidade Federal do Tocantins, Professor Mestre de Direito na Universidade Estadual do Tocantins (Câmpus Paraíso), pesquisador com estudos atuais e especiais de doutorado na Universidade de Campinas (UNICAMP) e na Universidade de São Paulo (USP).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.