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Geral Pesquisa em Formoso

Prefeitura de Formoso inova e faz consultas públicas em quase 700 casas para oferecer melhor serviço aos moradores

As pesquisas foram realizadas pela empresa: EMAPE Brasil, e foi dividida em duas fases

27/10/2021 às 00h56 Atualizada em 27/10/2021 às 01h15
Por: Redacão Fonte: Da Assessoria
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Prefeitura de Formoso inova e faz consultas públicas em quase 700 casas para oferecer melhor serviço aos moradores

Visando uma gestão participativa, mesmo em tempos pandemia a Prefeitura de Formoso do Araguaia, traçou estratégias para que todos os munícipes tenham oportunidade de contribuir com sua opinião. As consultas públicas acontecerão em duas fases. Foram duas oportunidades em que os moradores formosenses puderam fazer suas reivindicações e opinar sobre o destino dos recursos para os próximos 4 anos no município.

Nos meses de agosto e setembro a empresa contratada pela prefeitura, EMAPE Brasil esteve visitando ao todo foram 669 domicílios visitado in loco, desde residências a estabelecimentos comerciais onde o responsável legal o morador respondeu aos questionários de duas pesquisas, a primeira em agosto que tratou da Consulta Popular para definição dos Programas e Ações do Plano Plurianual e o orçamento municipal nos próximos 4 anos.

A segunda teve o como objetivo avaliar as ações de enfrentamento da COVID por parte da administração pública Municipal e o engajamento da população com as medidas de segurança e combate a pandemia. Equipes da empresa contratada percorreram todos os setores da zona urbana da cidade e divididos administrativamente em 07 áreas (Central Oeste, Central Leste, Aeroporto, Planalto, São José 1, São José 2 e Setor Aliança), chegando em todas as comunidades preenchendo questionários e colhendo depoimentos dos munícipes durante os meses de agosto e setembro de 2021.

METODOLOGIA DAS PESQUISAS

Foi utilizado o método quantitativo de pesquisa (método SURVEY), através da realização de entrevistas pessoais em domicílios da zona urbana, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados, junto a uma amostra representativa proximal da população e perfil definidos conforme últimas atualizações e estimativas do IBGE, com população em 18.399 habitantes em 2020.

Ao todo foram pesquisados 669 domicílios sem repetição em ambas as amostragens setoriais e com base no perfil socioeconômico da cidade. Nas pesquisas calculou-se uma margem de erro em torno de 2,2% e um intervalo de confiança de 98,7%. A distribuição da amostragem foi executada obedecendo três etapas: a) definição dos bairros dentro das Regiões Administrativas; b) escolha das quadras dentro dos bairros; c) seleção dos domicílios e perfis com razão objetiva de rateio. Durante os dias de aplicação das coletas ocorreram o processo de checagem direta de cerca de 15,00% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores e com aplicação direta em dispositivos eletrônicos com uso de tablets e smartphones e tabulados pelo sistema de resultados na plataforma web 2.0.

OS RESULTADOS DAS PESQUISAS

A Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia demonstrou muita satisfação com a população que participou de forma espontânea e com grau de engajamento muito satisfatório ao responder os questionários, visto que a população nunca tinha tido oportunidade de uma participação direta tão ampla como essas pesquisas em um período tão complexo global. Além dos resultados das coletas que demonstram um amadurecimento por parte da população as demandas e reinvindicações provaram um alinhamento das propostas inicialmente apresentadas com a vontade popular do melhor uso dos recursos públicos municipais. Como exemplo podemos citar as prioridades gerais da gestão para os próximos 4 anos que destacaram a Geração de Emprego e Renda com 11.35%, a Saúde Pública por meio da Atenção Básica com 8.98%, a política pública de Educação Profissionalizante com 7,79% dos pesquisados, a promoção do Esporte e Lazer com 7.19% e a pavimentação de vias públicas urbanas que alcançou a quinta posição na lista de prioridades.

Tivemos ainda uma perspectiva por parte da população de restabelecimento e restruturação da FUNCEF na cidade, que obteve uma aprovação superior de 63% e com aproveitamento de uma estrutura escolar já existente no Bairro São José.


Imagem-3: Gráfico com resultado da consulta 19(POP021/2021) sobre a destinação da unidade escolar e reativação da FUNCEF, (Agosto/2021)

Na segunda pesquisa aplicada em setembro em que avaliou as Ações de enfretamento da COVID por parte da administração pública municipal na gestão 2021, ficou destacado a grande aprovação por parte da população das políticas públicas e estratégias de prevenção e tratamento da população. Com um alto índice de aprovação popular a gestão atual do munícipio recebeu avaliação positiva superior a 90% somadas as avaliações de ótimo, boa e regular, conforme fica demonstrado no gráfico abaixo:

O destaque negativo ficou por parte do nível de engajamento da população quanto as medidas de prevenção, em que os entrevistados revelaram que quase 40% da população não cumprem ou com pouca frequência as medidas básicas indicadas pela OMS de uso das máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Imagem-4: Gráfico com resultado da consulta 10(POP022/2021) sobre a avaliação popular das ações de enfretamento da COVID-19 da Prefeitura Municipal, (Setembro/2021)

 SOBRE A EMPRESA CONTRATADA

A EMAPE Brasil - Empresa Brasileira de Modernização da Administração Pública e Empresarial, sendo no Tocantins e Goiás representada pela Araguaia Educacional e Assessoria Empresarial Ltda., é prestadora de serviços a entidades públicas e empresariais, treinamento e seleção de pessoal, pesquisas e planejamentos públicos, consultorias e assessorias de marketing e de Gestão Pública, entidades e sociedade em geral, nas diversas áreas de atuação no mercado, sob a supervisão de profissionais especializados em diversas regiões do país e atuando no estado do Tocantins desde 2008 em parceria com várias instituições de ensino e estruturas organizacionais. Já são mais de 500 trabalhos executados e validados nos dois estados sob a supervisão do Administrador, gestor público e mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação, Jenilson de Cirqueira, portador do CRA-TO 3.150/TO.

 

 

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