Terça, 30 de Novembro de 2021
°

-

Cultura Exposição de imagem

Pelas lentes de Edson Lopes, Aleto expõe imagens históricas da Capital

A exposição faz parte do projeto “Registro Documental da Câmera de Edson Lopes – fotógrafo pioneiro de Palmas”, que objetiva a aquisição de equipamentos necessários para a digitalização de parte do acervo do profissional

08/11/2021 às 19h31
Por: Redacão Fonte: Por Suzana Barros
Compartilhe:
Foto Koró Rocha
Foto Koró Rocha

Encontram-se expostas no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) imagens fotográficas que contam a história de Palmas. Elas compõem uma mostra intitulada “Palmas Tocantins - Registro Documental da Câmera de Edson Lopes”, do fotógrafo Edson Lopes (in memoriam). Com entrada gratuita, a exposição deve permanecer até o dia 12 de novembro.

Resultado do processo de digitalização, as imagens capturam cenas do cotidiano da Capital entre os anos de 1989 e 1994. O autor acompanhou, ao longo de vinte anos, a construção da cidade de Palmas, desde o lançamento da pedra fundamental, em 1989, até o ano de 2010.

A mostra é composta por 50 imagens que retratam a passagem do cerrado às avenidas, o vai e vem das máquinas e das pessoas que chegavam de todos os cantos do país em busca de uma nova vida. O acervo do fotógrafo conta com aproximadamente 15 mil fotos, feitas em película preto e branco.

 

Projeto

A exposição faz parte do projeto “Registro Documental da Câmera de Edson Lopes – fotógrafo pioneiro de Palmas”, que objetiva a aquisição de equipamentos necessários para a digitalização de parte do acervo do profissional. De acordo com o fotógrafo Tharson Lopes, mentor do projeto, foram digitalizadas três mil imagens na primeira fase do projeto.

Realização da Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu, Canto das Artes, a exposição é um presente pelos 33 anos de criação do Tocantins, celebrados no último dia 5 de outubro, e permite um resgate da memória do Estado.

 

Edson Lopes

Natural da cidade de Tocantins, em Minas Gerais, Edson Lopes foi pioneiro no Estado do Tocantins, sendo o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas. Dono de um olhar sensível e apurado, suas imagens materializaram um grande acervo histórico com registros memoráveis do crescimento da nova Capital. Faleceu em abril de 2010, aos 66 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.