Terça, 30 de Novembro de 2021
°

-

Geral Evento até sábado

Começa a 4ª edição do Etiva em Paraíso

Programação 100% on-line tem o apoio do Sebrae Tocantins

10/11/2021 às 15h31
Por: Redacão Fonte: Por William Castro
Compartilhe:
Começa a 4ª edição do Etiva em Paraíso

Teve início na noite de terça-feira (9), a quarta edição do Encontro de Tecnologia da Informação do Vale do Araguaia (ETIVA).  Organizado por professores e estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO),  Campus Paraíso do Tocantins, o evento segue até sábado (13), com palestras, minicursos e o tradicional campeonato de jogos on-line. Interessados ainda podem se inscrever, gratuitamente, pelo site https://campusparaiso.ifto.edu.br/etiva/.

O diretor de Tecnologia da Informação do IFTO, Kleyton Moreira, representou o reitor Antônio da Luz e disse que “o Etiva aborda temas sobre a segurança da informação, em diversos níveis, seja nas instituições públicas ou privadas. Além disso, a área da tecnologia teve avanços significados conectividade e gestão de serviços e por isso, importantes discussões serão realizadas durante esses dias”.

O coordenador do curso de Sistema de Informação do IFTO, Ivo Sócrates Oliveira, falou em nome do diretor geral do campus de Paraíso, Flávio Eliziário. Ele afirmou que o Etiva se deve ao apoio das empresas parceiras e empenho dos alunos e professores. “Queremos desenvolver a região do Vale do Araguaia, consolidando aqui os recursos humanos, por meio da tecnologia. Agradecemos a presença de todos e desejamos um excelente evento, com muita aprendizagem e troca de experiências”, concluiu.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, reforçou a importância do evento e o apoio ao Instituto. “O Sebrae é um entusiasta da inovação e tecnologia para os pequenos negócios, instituições e comunidade em geral. O IFTO é nosso grande parceiro e que nos aproxima deste grande ecossistema para transformarmos a educação e a economia do estado”, destacou.

Palestras
O público conferiu palestra sobre o “DDoS em tempos de IoT”, com o professor João Gondim (UnB). Ele abordou sobre a Internet das Coisas (IoT), como tendência na evolução da própria Internet, baseada em três pilares: os dispositivos, a conectividade e a semântica das informações.  
O primeiro dia encerrou com as palavras do docente Evandro Hora (UFPE), que destacou sobre o panorama do momento atual do mercado, em que as diversas empresas vivem desafios na proteção de suas informações para o valor do negócio e suas tomadas de decisão estratégicas.

IFTO Games
A programação conta ainda com o IFTO Games, um campeonato aberto de jogos eletrônicos, nas modalidades de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LOL) e Xadrez. Toda a programação pode ser conferida no link de transmissão https://bit.ly/30a4CwP 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.