Terça, 30 de Novembro de 2021
°

-

Política Aperfeiçoamento

PM aprova Plano de Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e convoca policiais militares para inspeção médica

Cinquenta policiais militares, na graduação de subtenente e 1º sargento, estão convocados para a inspeção, que possibilitará o ingresso no curso.

24/11/2021 às 12h00
Por: Redacão Fonte: Da redação
Compartilhe:
PM aprova Plano de Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e convoca policiais militares para inspeção médica

A Polícia Militar do Tocantins, por meio de sua Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), aprovou o plano de Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), e convoca 50 policiais militares, sendo três subtenentes e 47 primeiros sargentos do Quadro QPPM, para a inspeção médica, a fim de serem matriculados no Curso de Aperfeiçoamento de sargentos (CAS). A convocação se dá por meio da Portaria nº. 076/2021/DEIP, disponível no link, ao final desta publicação.

Os convocados deverão comparecer à Junta Médica da PMTO, no Quartel do Comando Geral em Palmas – TO, no dia 24/11/2021 (quarta-feira), das 08h às 17h, para serem submetidos a avaliação médica, como requisito para matrícula no CAS. A Diretoria de Saúde e Promoção Social – DSPS, deverá encaminhar à DEIP, até às 12h do dia 26/11/2021, Ata relacionando os policiais militares convocados, considerados aptos, para a efetivação da matrícula no respectivo curso.

De acordo com o Comandante-geral, coronel Julio Manoel da Silva Neto, o CAS além de atender os 1º Sargentos do quadro QPPM da PMTO, conforme previsto em Lei, ele também terá um direcionamento específico.

“O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos também será ofertado aos Subtenentes que tenham sido promovidos pelo critério de bravura ou ressarcimento de preterição, e que ainda não tenha o devido curso, no caso o CAS”. Disse o Comandante-geral.

O Curso de aproximadamente 5 meses, tem início previsto para o dia 29 (segunda-feira), e término até 15 de abril, perfazendo 380 horas/aulas. O mesmo será ofertado nas modalidades de Ensino à Distância, Presencial, Híbrido, Síncrona, e coordenada pela Academia de Polícia Militar Tiradentes (APMT) em Palmas.

O curso faz parte do projeto de aperfeiçoamento técnico profissional da instituição, que preza pela capacitação continuada de seus profissionais, além de ser requisito para a ascensão profissional na carreira militar.

Sobre o Curso

O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) apresenta-se como uma forte oportunidade de capacitação e aprimoramento das competências e habilidades para a produção de políticas públicas, gerenciamento de ações e planejamento para a prevenção da criminalidade violenta, bem como atender as demandas da Corporação no aperfeiçoamento de seus profissionais, proporcionando conhecimentos específicos, para auxiliá-los na execução de média gestão nas diversas atividades laborais que desempenham nas atividades meios e fins da Corporação, e na segurança da sociedade tocantinense. 

O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) terá dupla certificação, sendo que os militares com ensino médio completo terão certificação restrita ao “Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos” e os militares possuidores de curso de nível superior serão titulados, além do Curso de Aperfeiçoamento, com a “Especialização em Políticas de Segurança Pública e Cidadania Aplicada à Atividade Policial”. 

O Curso será regular, com períodos de funcionamento específicos. Ocorrerão aulas EAD oferecidas de forma assíncrona e síncrona, sendo que estas poderão ocorrer por meio da plataforma Moodle da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e também por meio de outras plataformas de transmissão online de aulas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.