Segunda, 24 de Janeiro de 2022
°

-

Geral Casa de Apoio

Casa de Apoio do Governo do Tocantins atende mais de 3,5 mil pessoas em novembro de 2021

: A Casa de Apoio, gerida por meio da Setas, de janeiro a novembro de 2021 já atendeu mais de 17 mil pessoas.

08/12/2021 às 11h15
Por: Redacão Fonte: Eliane Tenório/Governo do Tocantins; Fotos: Leandro Paiva/Governo do Tocantins
Compartilhe:
Casa de Apoio do Governo do Tocantins atende mais de 3,5 mil pessoas em novembro de 2021

“Quando uma pessoa recebe um diagnóstico de doença tem que ficar fortalecida em sua fé para enfrentar e vencer”, afirmou a gerente da Casa de Apoio do Governo do Tocantins, Elisângela Sardinha, que junto com os colaboradores e os hóspedes da instituição, faz orações e profere mensagens positivas para firmar a fé da equipe e das famílias atendidas na instituição.

A Casa de Apoio, que é gerida por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), somente no mês de novembro realizou 3.599 atendimentos, e de janeiro a novembro de 2021 foram mais de 17 mil pessoas atendidas. “Houve um aumento de demanda pelo serviço da Casa, quando comparado com os meses anteriores. As pessoas estão retornando para dar continuidade aos tratamentos de saúde. Elas vêm de seus municípios e quando chegam aqui, a Casa está aberta para apoia-las”, afirma a gerente da Casa.

Diariamente, a instituição tem capacidade para atender 126 pessoas e todos os serviços prestados são gratuitos e oferecidos com excelência, como mostram, a seguir, os depoimentos dos hóspedes:

As irmãs, Helena Maria Barbosa e Telma Laurindo de Lima, moram em São Paulo e estão hospedadas na Casa de Apoio, há cerca de um mês, acompanhando o irmão Benedito Laurindo no tratamento de um câncer. Elas participaram do café da manhã e das orações feitas em conjunto.  “Imagine vir de tão distante, não ter onde ficar e receber uma graça dessas, só tem que louvar a Deus e agradecer abundantemente”, afirmou Telma Laurindo. 

“Minha fé está acima de tudo”, afirmou a hóspede Maria Raimunda de Barros, de Paraíso de Tocantins, que também participou da oração e pediu pela saúde do neto Gabriel, recém-nascido internado a cerca de dez dias na UTI da Maternidade Dona Regina. “Sobre a Casa de Apoio, só tenho coisas boas a dizer desse lar acolhedor”, afirmou.

Atendimentos                                

Os pacientes de hospitais públicos de Palmas e seus acompanhantes, que moram no interior do Tocantins e em estados vizinhos, contam com a atenção especial do Governo do Tocantins no momento em que mais precisam, com hospedagem na Casa de Apoio, três refeições diárias, apoio psicológico e espiritual e entretenimento, entre outros, contando com a colaboração de voluntários parceiros.

A Casa de Apoio Vera Lúcia tem a importante função de amparo às famílias tocantinenses que enfrentam problemas de saúde. Na Casa, os acompanhantes e pacientes de hospitais públicos de Palmas podem contar com acolhimento, atendimento social, hospedagem, além de refeições saudáveis e equilibradas, diariamente.

Cuidados

Sobre os cuidados para não disseminação de doenças a gerente afirmou que continuam sendo realizados todos os protocolos de segurança, com informações e orientações para o uso de equipamentos de segurança individual, entre outros.  “Deus tem ouvido nossas orações e protegido esta Casa”.

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destacou o apoio do Governo do Tocantins para a excelência no atendimento da instituição. “O Governador Wanderlei Barbosa sempre está conosco e solicita que cuidemos bem do nosso povo porque estamos aqui para servir bem. A pandemia trouxe dificuldades em todos os setores e na Casa de Apoio não foi diferente; mas nossa equipe enfrentou com todo zelo, orientando as pessoas que trabalham na instituição e os hóspedes para o cumprimento dos protocolos de saúde e cuidados na alimentação, mas também com carinho e atenção especial para o fortalecimento espiritual tanto de servidores como de hóspedes. Precisamos estar sempre presentes na Casa de Apoio, que é uma referência do Governo do Tocantins, cuidando de pessoas que passam por dificuldades e precisam de apoio. E nossa equipe está preparada para cumprir sua missão”, informou o gestor.     

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta de mais de 120 leitos equipados com beliches, ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Localização

A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso aos tratamentos de saúde. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.

Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.