Segunda, 24 de Janeiro de 2022
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Economia Negociação

Feirão de negociação do Procon Tocantins encerra a primeira etapa com um saldo estimado em 800 mil reais negociados

Os atendimentos foram realizados em Porto Nacional, entre os dias 06 e 10 deste mês, de maneira presencial, das 09h às 17h.

15/12/2021 às 15h00
Por: Redacão Fonte: Kaliton Mota/Governo do Tocantins*
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Feirão de negociação do Procon Tocantins encerra a primeira etapa com um saldo estimado em 800 mil reais negociados

Entre os dias 6 e 10 deste mês os consumidores com pendências em vários segmentos do comércio puderam renegociar suas dívidas por meio do programa "TO EM DIA”, do Governo do Tocantins, executado pelo Procon Tocantins. Ao todo, 348 atendimentos foram realizados e a estimativa é de cerca de 800 mil reais renegociados. 

Os atendimentos foram realizados em Porto Nacional de maneira presencial das 09h às 17h. Puderam ser atendidos nesta etapa do feirão os consumidores inadimplentes de Porto Nacional e dos municípios em torno: Santa Rosa, Monte do Carmo, Pindorama, Brejinho de Nazaré, Oliveira de Fátima, Fátima, Mateiros, Ipueiras, São Félix, Santa Rita e Silvanópolis.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, comemora a marca atingida nesta primeira ação do programa. 

“Estamos felizes com os resultados desta primeira ação. Saber que os consumidores acreditam no Procon Tocantins e querem quitar suas dívidas depositando sua confiança em nós apenas reforça o dever e o importante papel que o órgão de defesa do consumidor tem com cada tocantinense”, ressalta Viana.

Atendimentos

Dos quase 350 atendimentos, 148 deles foram referentes a negociações com concessionária de água e luz, além de crediários. Já as operadoras de celular e os bancos ficaram em segundo lugar, com 112 atendimentos, que foram realizados pela plataforma nacional "consumidor.gov''. Através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foram realizados 88 atendimentos.

Valores

A estimativa geral dos valores renegociados pelos consumidores é de R$804,402,00. O valor total, onde já houve o acordo entre o consumidor e o fornecedor, é de R$454,402,00. Outros R$350,000,00 ainda estão em análise na plataforma consumidor.gov, já que nela o consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o reclamante tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

 TO EM DIA 

O objetivo do “TO EM DIA” é oportunizar aos consumidores endividados e superendividados a negociação e renegociação de dívidas que estão em atraso. Uma política pública que vai proporcionar a harmonização e equilíbrio das relações     de consumo, prevenção e tratamento do superendividamento como forma de evitar a exclusão social do consumidor e a garantia dos direitos dos cidadãos.

 Próximas ações

As demais etapas acontecerão nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Colinas, Araguatins, Dianópolis e Augustinópolis, a partir de fevereiro de 2022.

Estagiário sob a supervisão da jornalista Luciene Lopes*

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