Segunda, 24 de Janeiro de 2022
°

-

Saúde Fluxo de distribuiçã

Saúde divulga novo fluxo de distribuição de vacinas contra Covid-19

Novo planejamento de entrega de doses foi feito após 102 municípios encaminharem ofício à SES-TO, solicitando suspensão do envio de vacinas contra a Covid-19

20/12/2021 às 14h56
Por: Redacão Fonte: Erlene Miranda/Governo do Tocantins
Compartilhe:
Saúde divulga novo fluxo de distribuição de vacinas contra Covid-19

Desde a última quarta-feira, 15, a distribuição de doses de imunizantes contra à Covid-19 segue um novo fluxo. Após análise e considerações da Gerência de Imunização Estadual acerca do envio das vacinas aos municípios, o novo planejamento de entrega começou a ser utilizado. Os imunizantes, a partir de agora, só serão entregues após solicitação prévia das secretarias municipais de saúde.

Para tomar a nova medida, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) considerou a solicitação de 102 municípios, que encaminharam ofício a Pasta solicitando a suspensão do envio de vacinas contra a Covid-19. Também foi analisada a fiscalização realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 8 municípios do Estado, onde verificou-se uma perda de 22.987 doses de vacinas contra a Covid-19 do laboratório da Pfizer.

Por fim, a SES-TO considerou a distribuição de vacinas - iniciada no dia 08 de dezembro 2021 - e que até o dia 10 de dezembro, ainda restavam 25 municípios para retirar as vacinas nos Centros de distribuição, sendo que três destes não retiraram as vacinas destinadas desde o dia 22 de novembro de 2021.

A gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, esclarece que “com essa medida, almejamos evitar desperdício de imunizantes, além de aperfeiçoar a entrega das vacinas aos municípios. Encaminhamos ofício às secretarias municipais de saúde sobre o trâmite para a solicitação prévia dos imunizantes”, pontuou.

 

Entrega de vacinas

Durante o período de natal e ano novo, a entrega de vacinas terá forma de distribuição alterada. No período de 20 a 31 de dezembro de 2021 e de 03 a 07 de janeiro de 2022, não serão realizadas as distribuições semanais descentralizadas para as Regiões de Saúde Ilha do Bananal (Gurupi) e Sudeste (Dianópolis).

Portanto, os municípios que fazem parte dessas Regiões de Saúde junto com os demais municípios deverão retirar as vacinas contra Covid-19 na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos em Palmas e no Polo de Imunização de Araguaína.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.