Quinta, 26 de Maio de 2022
Geral Fomento Tocantins

Sebrae recebe secretários do Governo e senadora Kátia Abreu para debater fomento do Estado

Na ocasião foram debatidos projetos previstos para serem apresentados a embaixadores da União Europeia

19/04/2022 às 14h06
Por: Redacão Fonte: Da assessoria
Compartilhe:
Sebrae recebe secretários do Governo e senadora Kátia Abreu para debater fomento do Estado

Nesta segunda-feira (18) o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, recebeu o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto Lima, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida; o Secretário da Cultura e Turismo (Sectur), Hercy Filho; o representante da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit), Hará Javaé e a senadora Kátia Abreu para debater o incentivo ao fomento socioeconômico do Estado por meio de iniciativas de recuperação ambiental, incentivo ao comércio local e turismo sustentável.


"O Sebrae quer abrir caminhos para que os pequenos negócios sejam cada vez mais protagonistas das agendas de desenvolvimento do Estado e com a colaboração e incentivo de parceiros visionários, a exemplo da senadora Kátia Abreu e do Governo do Estado - que abriu as portas para o Sebrae Tocantins com a gestão Wanderlei Barbosa, estamos avançando na proposição de projetos estratégicos e dando resposta à sociedade e aos donos dos pequenos negócios, que são a força e a base da economia tocantinense", pontuou Gomes.


Na ocasião foram debatidos projetos previstos para serem apresentados a embaixadores da União Europeia, no intuito de expor as potencialidades do Tocantins para novos investimentos. Entre as pautas a serem trabalhadas nessas iniciativas estão questões ambientais e sociais como a recuperação de reservas indígenas, resgate cultural dessa população, combate ao alcoolismo dentro das tribos, além da recomposição de matas ciliares, ações de turismo de base comunitária e fortalecimento do comércio nessas regiões, através da qualificação e identificação dos vocativos de cada região.


“Hoje tratamos da vinda de embaixadores da União Europeia, ao Tocantins. Nós temos projetos importantes já elaborados que irão trazer investimentos ao nosso Estado em áreas como sustentabilidade, preservação ambiental, recuperação da cultura indígena e vários outras que irão fazer o Tocantins retomar o crescimento e a prosperidade”, completou a senadora, Kátia Abreu.


Durante a reunião, o secretário da SICS, Carlos Humberto Lima destacou a necessidade oferecer um cenário atrativo para a chegada de novos empreendimentos, estimulando ações sustentáveis que objetivam resultados a longo prazo. “O Tocantins tem grande potencial para abrigar investimentos no âmbito regional e internacional. Por isso, nessa reunião de hoje trabalhamos de forma conjunta para definir pontos fortes do nosso Estado, para garantir que possíveis investidores se tornem cientes do nosso potencial e encontrem aqui um bom ambiente para investimentos. Temos a certeza que isso trará importante retorno para o fortalecimento na nossa economia”, frisou.


“O Tocantins possui um grande potencial econômico e o turismo é uma de suas riquezas, sendo que o turismo indígena é uma possibilidade real para garantir a sustentabilidade dos nossos povos ancestrais, além de garantir uma pauta com grande apelo de atração de investimentos internacionais”, disse o gestor da Sectur, sobre as possibilidades de turismo sustentável no Estado.


Para a representante da Semarh, Miyuki Hyashida, a execução de medidas que contribuem para preservação do meio ambiente tocantinense, são importantes para o desenvolvimento sustentável do Estado “A gente pleiteando pelo mundo afora situações de fazer a manutenção, tanto da preservação das nossas nascentes, projetos de floresta em pé entre outros nos permite fazer com que realmente haja essa preservação que o mundo nos cobra”, afirmou Hyashida.  (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

(Com informações da Ascom SICs)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.