Quinta, 26 de Maio de 2022
Geral Promoção de PMs

Em solenidade comemorativa do Dia de Tiradentes, governador Wanderlei Barbosa assina promoções de 734 policiais militares

Evento marcou a formação de 90 policiais em cursos ofertados pela Academia Policial Militar Tiradentes

22/04/2022 às 00h20 Atualizada em 22/04/2022 às 00h22
Por: Redacão Fonte: Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins
Compartilhe:
Em solenidade comemorativa do Dia de Tiradentes, governador Wanderlei Barbosa assina promoções de 734 policiais militares

O Dia de Tiradentes, patrono cívico da nação, foi comemorado nesta quarta-feira, 20, pela corporação no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas. A cerimônia em alusão ao Dia 21 de Abril, historicamente celebrada pela Polícia Militar do Tocantins em comemoração ao Dia de Tiradentes, que também é patrono das Polícias Militares do Brasil, foi prestigiada pelo governador Wanderlei Barbosa, e contou com promoções e formatura de Sargentos e Praças da PM/TO.

 

O evento contou ainda com a presença do comandante-geral da PM, Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, secretários de Estado e demais autoridades civis e militares, além de familiares dos homenageados.

 

Em uma cerimônia repleta de simbolismo e tradição, o Governo do Tocantins e a Polícia Militar realizaram a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e do Curso de Aperfeiçoamento de Praças da corporação. Com 380 horas/aulas, o Curso de Sargento contou com a formação de 50 policiais, sendo três subtenentes e 47 primeiros sargentos. Já o Curso de Praças, com 290 horas/aulas, teve a participação de 40 cabos da Polícia Militar.

 

Coordenados pela Academia Policial Militar Tiradentes, os cursos fazem parte do projeto de aperfeiçoamento técnico profissional da corporação, que visa melhorar o serviço prestado à comunidade e também serve como requisito para ascensão profissional do policial. Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa e o comandante-geral da PM assinaram o ato de promoção de 717 Praças e de 17 Oficiais da Polícia Militar do Tocantins.

 

O ponto alto da solenidade foi o momento em que o governador Wanderlei Barbosa, o comandante-geral da PM, coronel Júlio Manoel Silva Neto e demais autoridade, madrinhas, padrinhos e familiares se deslocaram até os militares promovidos para a aposição das insígnias correspondentes aos novos postos de graduação.

 

O governador Wanderlei Barbosa destacou que o ato de promoção representa o crescimento profissional dos militares. “É uma satisfação para nós sabermos que os senhores estão crescendo em suas funções e estão sendo promovidos como prevê a legislação”, frisou.

 

O Governador ressaltou que é necessário facilitar as promoções e para isso determinou estudos para acabar com o soldado de segunda classe. “Não vamos aceitar mais uma função para dificultar a vida dos militares. É isso que queremos para os nossos militares e para os nossos servidores públicos”, finalizou.

 

O comandante geral da PM, coronel Júlio Manoel Silva Neto, afirmou que a data é um marco para a história brasileira por representar a luta pela independência. “Isso serve de inspiração para nós, policiais militares, que continuamos a garantir a ordem e o progresso da nossa nação, bem como, para servir e proteger a nossa sociedade tocantinense”, ressaltou.

 

Presenças

A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti; da defensora pública-geral do Estado do Tocantins, Estelamaris Postal, do presidente da Fundação Pró-Tocantins, coronel Luiz Cláudio Benício, do deputado federal Vicente Júnior, dos deputados estaduais, Olyntho Neto, Ivory de Lira e Júnior Geo, dentre outras autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.