Quinta, 26 de Maio de 2022
Gurupi Vacinação Gripe

Gurupi realiza Dia D de Vacinação contra Gripe e Sarampo neste sábado

Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima com os documentos pessoais e os cartões de vacina e do SUS.

27/04/2022 às 09h53
Por: Redacão Fonte: Por Níceia Menegon - Ascom Semus
Compartilhe:
Gurupi realiza Dia D de Vacinação contra Gripe e Sarampo neste sábado

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde - SEMUS, realiza o “Dia D de Vacinação” contra a Gripe/Influenza e o Sarampo neste sábado, 30, das 07h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS.  Neste dia D podem vacinar contra a Gripe/Influenza os idosos com 60 anos ou mais, os profissionais da saúde e as crianças 06 meses a menores de 05 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). E devem receber a vacina contra o Sarampo as crianças também de 06 meses a menores de 05 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Além disso, as equipes da SEMUS estarão fazendo a atualização de cartão vacinal de crianças e adultos.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.  

Segundo o secretário municipal da saúde de Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes, é necessário que haja uma grande mobilização para fortalecer o esquema vacinal destes grupos. “O Dia D de Vacinação vem para fomentar a aplicação das doses de vacina, assegurando maior proteção para a população. Neste sábado, todas as Unidades de Saúde estarão vacinando o público dessa etapa da vacinação, para atualizar o cartão de vacina”, afirma Sinvaldo.  

Vale reforçar que os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar o cartão de vacina caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo. A coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, reforça que Gurupi segue a campanha nacional de vacinação e o “Dia D” é realizado em todo o país. “Estamos finalizando a vacinação deste público-alvo para avançar nos demais públicos a partir da semana que vem”, explica Lilamara. A partir do dia 02 de maio, próxima semana, o público-alvo será ampliado para todos e a vacinação segue até dia 03 de junho.

 

Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima com os documentos pessoais e os cartões de vacina e do SUS.

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

1. UBS Vila Nova

2. UBS São José

3. UBS Sevilha

4.UBS Rosendo (Rua 15 c/ Av. Bahia)

5. UBS Casego

6. UBS Vila Íris

7. UBS Bela Vista

8. UBS Nova Fronteira 

09. UBS Waldir Lins

10. UBS Sol Nascente

11. UBS Pedroso

12. UBS Buritis

13. UBS Parque das Acácias

14. UBS Campo Belo

15. UBS João Manoel (Rua 06)

16. Policlínica

 

Vacinas

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde - SUS é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

 

Já a vacina do Sarampo faz parte das doses de rotina e tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal na população e, assim, evitar surtos. A tríplice viral é uma vacina atenuada, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.