COE CONTRA O VIRUS

Saúde treina equipe do COE para notificações do Covid-19

Equipes trabalharão em plantão de 12 horas presencial e 24h online atendendo técnicos e profissionais da saúde de todos os municípios

19/03/2020 09h54
Por: Redacão
Fonte: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
121

A Secretaria de Estado da Saúde reuniu nesta quarta-feira, 18, técnicos das superintendências de Unidades Hospitalares Próprias, Atenção a Saúde e de Vigilância em Saúde para orientá-los sobre os trabalhos que realizarão no Centro de Operações de Emergência do Tocantins (COE/TO) para a COVID-19.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, "são profissionais que ficarão em plantão presencial de 12 horas e 24h online para coletar informações dos casos, diagnósticos laboratoriais, clínicos e isolamentos", destacou.

A responsável pelo COE, Arlete Lopes, explicou como funcionarão as atividades do Centro.  "Durante os plantões eles orientarão os profissionais sobre quais sinais devem ser observados e quanto às medidas que deverão ser tomadas, sejam protetivas ou de condutas e manejos dos pacientes".

COE

O COE é ativado quando há risco de transmissão de moderado a alto de alguma doença, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O COE conta com diversos setores da Secretaria da Saúde, sendo no Tocantins coordenador pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

O objetivo é conduzir os fluxos em relação aos casos suspeitos e confirmados que venham a surgir, realizando o monitoramento epidemiológico e a organização da resposta em todos os níveis de atenção.

Dados

Atualmente no Estado, há 28 casos sendo acompanhados nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína, destes sete já foram descartados e um confirmado.  

Em coletiva, o gestor da SES, Dr. Edgar Tollini, esclareceu as informações referentes ao primeiro caso confirmado no Estado. A paciente, de 42 anos, apresentou sintomas brandos e realizou o exame em rede privada. Após resultado positivo, o laboratório notificou a equipe de Vigilância em Saúde do Município que então notificou o Estado, responsável por repassar a informação ao Ministério da Saúde.

A SES ressalta ainda que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz - IAL, ainda não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
ASSEMBLEIA 300X600
BANNER ALETO MULHERES
Municípios
Coronavirus
Últimas notícias
Santo António - Prev
Mais lidas
BANNER CUIDAMOS DO SEU FILHO
Anúncio