Quinta, 26 de Novembro de 2020 15:54
63 9 8473 3732
Política Indicação atendida

Deputado Vicentinho Júnior atende indicação do vereador Sargento Jenilson e destina emenda para equoterapia em Gurupi

A equoterapia visa atender o desenvolvimento principalmente das pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

03/04/2020 00h36
329
Por: Redacão Fonte: Adriana Castelo Branco/Assessoria
Deputado Vicentinho Júnior atende indicação do vereador Sargento Jenilson e destina emenda para equoterapia em Gurupi

Hoje quinta-feira (02/04), comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e é também o dia para comemorarmos mais uma vitória do gabinete do Vereador Sargento Jenilson pois, a cidade de Gurupi irá receber, através da indicação do vereador e pela iniciativa do Deputado Federal Vicentinho Júnior a emenda parlamentar, no valor de 500mil (quinhentos mil reais), para que as atividades de Equoterapia retornem ao funcionamento após 3 anos paradas por falta de recurso.

A equoterapia visa atender o desenvolvimento principalmente das pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um método terapêutico que utiliza o cavalo como principal ferramenta para que os autistas tenham melhor desempenho em suas atividades físicas e psicossociais. O tratamento inclui o desenvolvimento do afeto, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora equilíbrio, postura e autoconfiança promovendo sensação de bem-estar aos pacientes.

Segundo o Vereador Jenilson, “a indicação, institui um importante mecanismo de garantia do direito das pessoas com deficiência da região Sul do estado do Tocantins pois ao oferecer a Equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social estaremos melhorando a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais”.

O Deputado Federal Vicentinho Júnior além de acompanhar de perto as famílias disse: “sabemos das dificuldades que os pais e os próprios autistas enfrentam, pois até que se chegue ao diagnóstico e o tratamento específico há um longo caminho a ser percorrido”. O parlamentar explicou ainda que inicialmente o projeto será implantado na Apae de Gurupi. “Nós demos o primeiro passo para contribuir com o desenvolvimento dos autistas no Tocantins, no entanto, a aplicabilidade e manutenção deste projeto dependem da contribuição de todos, principalmente instituições públicas e privadas, uma vez que o tratamento é ofertado 100% gratuito”, disse o deputado que salientou custos com os animais e equipe de multiprofissionais.

A emenda destinada pelo deputado surge como uma esperança da garantia dos nossos direitos e oportunidade em tratamento especializado, uma vez que a equoterapia estimula no desenvolvimento das pessoas com deficiência.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.