Quinta, 26 de Novembro de 2020 14:58
63 9 8473 3732
Saúde Ações Educativas

Governo do Estado articula ação educativa e de prevenção ao novo Coronavírus

Ação deve integrar vários órgãos e focar em locais de grande circulação de pessoas em Palmas, Araguaína e Gurupi

29/04/2020 09h58
193
Por: Redacão Fonte: Daianne Fernandes/Governo do Tocantins
Governo do Estado articula ação educativa e de prevenção ao novo Coronavírus

Em decreto publicado nessa terça-feira, 28, o Governo do Estado implementa uma ação conjunta entre sete pastas estaduais para a orientação de funcionamento dos espaços que realizem atividades e/ou executem serviços, públicos ou privados, essenciais ou não essenciais no Estado. A medida complementa o Decreto publicado no início de Abril, que trazia recomendações gerais aos Chefes de Poder Executivo Municipal para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus.

Nessa segunda-feira,  27, o secretário da Administração Bruno Barreto e representantes  das secretarias da Saúde (SES), Segurança Pública (SSP), Comunicação (Secom), Vigilância Sanitária, Procon, Agência Estadual de Metrologia (AEM) e Polícia Militar (PM), já haviam se reunido para organizar os primeiros passos da ação que deve ter início em Palmas, Araguaína e Gurupi.  “Este decreto é o pontapé de uma ação estratégica do Governo do Estado para orientar a população, sobre a importância de reforçar as medidas de proteção contra o novo Coronavírus, seguindo as medidas já apontadas pelo Ministério da Saúde e decretos do governo do Estado”, afirmou o gestor.

A primeira ação deve ocorrer nesta quarta-feira, 29, com equipes interinstitucionais percorrendo pontos críticos nas três cidades. Comércio, supermercados e bancos, reforçando a quem atende e a quem é atendido, sobre a adoção de medidas de distanciamento social e higienização de mãos, entre outros.  

 “Vamos mapear os locais que ainda tem grande circulação  de pessoas nestas cidades e desenvolver estratégias de educação e informação  à população, reforçando as medidas essenciais e obrigatórias para que os estabelecimentos sejam  um local seguro a todos”, destacou Bruno Barreto.

Decreto

Segundo o Decreto Estadual nº 6.083, de 13 de abril de 2020, é preciso garantir nos mais diversos locais, públicos e privados, seja priorizado o distanciamento em filas para pagamento com marcação identificada aos clientes e assegurar o distanciamento de, pelo menos, dois metros entre seus colaboradores.

Nos locais com maior circulação de pessoas, também deve ser assegurada, a manutenção de ambientes arejados, com banheiros higienizados, dotados de sabão líquido e papel toalha, bem como a implementação do pleno uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.